Enfermagem o que faz? Qual o salário? O que se estuda?

Atualizado: 15 de ago. de 2019

A enfermagem é um dos principais cursos da área da saúde, e é uma das profissões mais importantes, afinal ela ajuda a salvar vidas. Se você decidiu que é hora de dar o importante passo de escolher uma carreira, mas ainda está em dúvida sobre o que fazer, detalhamos abaixo um pouco mais sobre esse curso para esclarecer as dúvidas mais comuns dos estudantes.

Enfermagem o que faz?

A enfermagem é uma profissão que tem uma ampla área de atuação. O enfermeiro pode trabalhar em unidades de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios tanto na rede pública como privada. Também poderá desenvolver trabalhos mais técnicos em empresas, escolas e auditorias, ser gestor de saúde e ainda, uma demanda que vem crescendo nos últimos anos, desenvolver trabalhos Home Care.

O profissional de enfermagem é quem coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares. Ele está apto a prestar assistência ao paciente desde os procedimentos mais simples, como fazer um curativo ou medir a pressão, até os mais complexos como auxiliar médicos durante uma cirurgia. Ele ainda pode optar em que área atuar como: resgate, obstetrícia, bloco cirúrgico dentre outras.

Qual o salário da Enfermagem?

O valor do salário de um enfermeiro vai depender da área, local, e carga horária que ele tenha optado por trabalhar. Em média o salário da enfermagem é de R$ 3.150, valor referente a um profissional com experiência intermediária e que trabalha numa empresa de porte médio. Os dados são do Banco Nacional de Empregos (BNE).

O tempo de formação, as especializações, o cargo ocupado e a cidade de trabalho, também interferem no valor da remuneração.

O que se estuda no curso de enfermagem?

Por ser uma graduação na área das Ciências Biológicas, o curso de enfermagem abordará temas relacionados à anatomia, fisiologia, imunologia, genética, farmacologia, biologia, microbiologia e imunologia e, também, gestão e administração. A faculdade que dura entre 4 e 5 anos traz na grade curricular disciplinas teóricas e práticas, assim os alunos poderão praticar os procedimentos aprendidos e estar em contato com pacientes.

Se a descrição do curso e da vivência de trabalho te interessaram, pode ser que tenha encontrado a sua área. O profissional de enfermagem deve ter vontade de ajudar o próximo e de prestar assistência para a melhoria das condições de saúde dos pacientes.

Se ainda ficou com alguma dúvida sobre o curso, entre em contato para te ajudarmos. E se gostou do artigo e ou ainda deseja pensar mais um pouco sobre que graduação escolher, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.