top of page
s3.png

Pedagogia

Licenciatura

Com base na missão estabelecida, O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Ieducare – FIED foi pensado a partir do desejo de contribuir para o desenvolvimento educacional da região da Ibiapaba, pois tem o claro propósito de formar profissionais na área de educação competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capazes de mediar situações de ensino-aprendizagem, em espaços formais e não–formais de ensino, através de uma concepção ampliada da docência.

Dentre as concepções que regem o curso, destaca-se a busca por uma contínua articulação entre a teoria e a prática por entendermos esta reflexão-ação acerca dos aspectos políticos e culturais da ação educativa como algo essencial na formação do licenciando, visto que a oportunidade de vivenciar ainda durante o processo formativo a prática é fundamental para a formação de educadores críticos e que possam intervir na realidade propondo melhorias no processo educativo.

MAIS INFORMAÇÕES

DURAÇÃO: 04 ANOS

TIPO: LICENCIATURA

MODALIDADE: PRESENCIAL

Campos de Atuação

campos de atuação

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Ieducare - FIED, além de visar as contribuições do curso no mercado regional, visa construir um novo perfil de pedagogo, sintonizado com as necessidades do presente momento histórico local e regional atreladas as competências específicas referentes as dimensões fundamentais que completam a ação docente, nos quais integram o conhecimento, a prática e o engajamento profissional

Docência;

Gestão escolar;

Educação Especial;

Supervisão Pedagógica,

Organizações não governamentais;

Pedagogia Hospitalar;

Pedagogia Empresarial;

Objetivo do Curso

Objetivo geral do curso

Promover a formação de um profissional com uma visão abrangente e integradora, capacitado para o exercício da docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão do trabalho pedagógico e demais espaços não escolares onde sejam necessários conhecimentos pedagógicos e aptos para contribuir com o desenvolvimento educacional e social da região de inserção do curso.

Objetivos Específicos

Objetivos Específicos
  • Formar professores para o exercício da docência na educação infantil, no ensino fundamental e nas respectivas modalidades de educação (Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância e Educação Escolar Quilombola), nas diferentes áreas do conhecimento e com integração e interdisciplinaridade.

  • Oportunizar o acesso aos conhecimentos essenciais à prática docente e do gestor, visando à aprendizagem significativa e impulsionadora de ações educativas em instituição escolar, empresas, espaços filantrópicos (ONG’s, associações, dentre outros);

  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica e científica dos discentes...

  • Proporcionar uma formação que capacite o licenciando a utilizar de maneira crítica e contextualizada recursos e estratégias educacionais por meio das Tecnologias Digitais...

  • Estabelecer relação entre a teoria e prática nas experiências pedagógicas;

  • Promover teorias e práticas que evidenciem o respeito à diversidade e inclusão escolar.

  • Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas educacionais e o empenho profissional para a melhoria qualitativa da educação.

  • Formar profissionais da educação comprometidos com projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva...

  • Formar profissionais com poder de articulação entre a teoria e a prática no processo educacional, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

  • Promover a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos para formular e defender ideias que respeitem e promova os direitos humanos e a consciência socioambiental.

Perfil do Egresso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Ieducare – FIED apresenta estreita relação às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Pedagogia [...] o egresso do Curso deverá ser um pedagogo competente e flexível, que tenha compreensão clara entre sua área de atuação e o risco da fragmentação dos saberes, que busca a interdisciplinaridade do ensino como ferramenta capaz de desenvolver as competências necessárias para atuação nos diversos espaços formativos, atuando com espírito inovador e contribuindo para o desenvolvimento educacional da Serra da Ibiapaba e demais regiões.

Perfil do egresso

  1. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária utilizando os conhecimentos historicamente construídos.
  2. Organizar e planejar práticas pedagógicas inovadoras estimulando a criatividade para solucionar desafios.  

  3. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.

  4. Potencializar e utilizar diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e digital, promovendo assim a ampliação do modelo de expressão.

  5. Potencializar a aprendizagem com a compreensão e utilização de ferramentas tecnológicas digitais de modo reflexivo e ético em prol das práticas docentes.

  6. Possibilitar a busca de novos conhecimentos com a atualização de informações, documentos que possibilitem o aperfeiçoamento profissional.

  7. Valorizar e desenvolver a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos para formular e defender ideias que respeitem e promova os direitos humanos e a consciência socioambiental.

  8. Desenvolver o autoconhecimento em prol do autocuidado priorizando o equilíbrio das dimensões que regem o bem-estar: Físico, emocional, social e espiritual.

  9. Exercitar a tolerância e empatia para com o próximo, aproximando a abertura para a resolução de conflitos sociais.

Competências e Habilidades

Competências e habilidades
bottom of page