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Fisioterapia

Bacharelado

MAIS INFORMAÇÕES

DURAÇÃO: 05 ANOS

TIPO: BACHARELADO

MODALIDADE: PRESENCIAL

Sobre o Curso

Obedecendo às prerrogativas das Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de Fisioterapia da FIED, é organizado de modo a oferecer ao aluno, referenciais teórico-práticos que colaborem na aquisição de competências cognitivas, habilidades e atitudes e que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

A matriz curricular, instrumento norteador do percurso formativo do futuro graduado em Fisioterapia, foi pensada a partir de eixos formativos com destaque para a Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos.

A organização curricular promove a consonância entre as competências previstas, habilitando o graduado em Fisioterapia para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional, capazes de elaborar, implementar, executar e avaliar os procedimentos na área.

As estratégias que são adotadas no curso para relacionar as competências a serem desenvolvidas ao final do percurso formativo com a matriz curricular, são construídas com a participação do colegiado do curso e o NDE, através de pesquisa própria de levantamento do perfil do corpo discente e docente, adotando práticas metodológicas de ensino, de revisão de conteúdo, bem como de capacitação docente, a partir das evidências demonstradas.

Sobre o Curso

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O(A) bacharel(a) em Fisioterapia na modalidade presencial da FIED estará apto para atuar em qualquer nível de organização, seja ela pública ou privada, de qualquer porte, em suas diversas áreas, baseado no conhecimento, desenvolvimento e desempenho da prática fisioterapêutica, que refletem conteúdos teóricos e práticos, laboratoriais e clínicos, assegurando a competência desse profissional.

O fisioterapeuta generalista formado pela FIED estará apto e poderá atuar nas seguintes áreas:

 

1. Fisioterapia Traumato-ortopédica Funcional;

2. Fisioterapia Esportiva;

3. Fisioterapia Aquática;

4. Fisioterapia em Gerontológica;

5. Fisioterapia Cardiovascular;

6. Fisioterapia Respiratória;

7. Fisioterapia Neurofuncional;

8. Fisioterapia em Terapia Intensiva;

9. Fisioterapia Dermatofuncional;

10.Fisioterapia em Saúde Coletiva;

11. Fisioterapia do Trabalho

12. Fisioterapia Oncológica;

13. Fisioterapia em Osteopatia;

14. Fisioterapia Quiropraxia;

15. Fisioterapia na Saúde da Mulher;

16.Acupuntura/Medicina Tradicional Chinesa

Campos de Atuação

OBJETIVO

O Curso de bacharelado em Fisioterapia tem como objetivo principal formar um profissional com perfil generalista apto a atender as demandas quantitativas e qualitativas locais e regionais através da atuação na saúde pública e privada, com uma prática baseada em evidências para atuar na atenção à saúde através de ações de educação, promoção, prevenção e reabilitação do ser humano de forma individual e coletiva.

Objetivos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Possibilitar a apropriação de conhecimentos biológicos, humanos e sociais, biotecnológicos e fisioterapêuticos que fundamentem a promoção, proteção, prevenção e reabilitação em Fisioterapia;

● Proporcionar a compreensão do indivíduo de forma integral em todas as dimensões, considerando-se as circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

● Desenvolver o domínio de técnicas de intervenção fisioterapêuticas voltadas para a ação profissional no âmbito coletivo, hospitalar e clínico, com atualização continuada, responsável e sistematizada;

● Desenvolver a habilidade de atuar multiprofissionalmente e em diferentes contextos, considerando as necessidades locais, regionais, sociais e a promoção humana; através do respeito e ética com os profissionais e clientes;

● Compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos da localidade de atuação, da região e do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;

● Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de Promoção à Saúde;

● Dotar o aluno de uma visão empreendedora com vistas à geração e consolidação de novos órgãos, clínicas e projetos voltados à oferta de subsídios necessários à saúde em Fisioterapia;

● Construir e desenvolver o conhecimento científico emergente baseado em evidências em Fisioterapia, estimulando o aperfeiçoamento para as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.

Objetivos especificos

PERFIL DO EGRESSO

Conforme orientação contida nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Fisioterapia, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CES 1.210, de 12 de setembro de 2001) – Resolução nº CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002, Art. 3º:

“O Curso de Graduação em Fisioterapia tem como perfil do formando egresso/profissional o Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.”

Seguindo as referidas diretrizes, o Curso de Fisioterapia da Faculdade IEDUCARE – FIED está estabelecido de forma a constituir profissionais-cidadãos, com formação, generalista, humanista, crítica e reflexiva, habilitados a realizar diagnósticos cinesiológicos e funcionais, planejamento e escolha das condutas aplicadas, assim como, a execução de todas as etapas do processo terapêutico, contemplando e priorizando a prática da fisioterapia baseada em evidências. 

Julga-se imprescindível ainda que o egresso do curso de Fisioterapia tenha uma visão ampla e global sobre a importância do respeito aos princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo da região de toda a comunidade em que atua. Tal perfil, portanto, está em constante revisão, tendo em vista as necessidades de ampliação em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho

Perfil do Egresso
Competências

COMPETÊNCIAS

A - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

B - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

C - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

D - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

E - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e

F - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

HABILIDADES

A - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

B - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;

C - atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

D - reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

E - contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

F - realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;

G - elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;

H - exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

I - desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;

J - emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;

K - prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;

L - manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

M - encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;

O - manter controle sobre à eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;

P - conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

Q - conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia; seus diferentes modelos de intervenção.

habilidades
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