Administração
Bacharelado
Sobre o Curso
Com base na missão estabelecida, o Curso de Administração tem sua estrutura curricular voltada à realidade do nordeste brasileiro, ou seja, à nova característica socioeconômica que se evidencia na região Norte no Estado do Ceará, especificamente na Serra da Ibiapaba.
A Faculdade Ieducare, ciente das exigências impostas pelo mercado, concebeu este curso partindo da premissa básica de que o mercado necessita de gestores empreendedores, preparados para o desempenho de atividades criativas, inovadoras e desafiantes, estabelecidas pelas empresas contemporâneas.
Esses profissionais estão sendo preparados para desenvolverem novas práticas de
Gestão que contribuirão para o desenvolvimento mercadológico da região, tornando-se capazes de acompanhar a concorrência mundial advinda da globalização. As oportunidades para esses profissionais estão subdivididas nas diversas áreas de atuação, não só no Nordeste, mas em todo o país, tendo como premissa a construção social e a cidadania consciente com ética e pró-atividade.
MAIS INFORMAÇÕES
Campos de Atuação
O bacharel em Administração tem como campo de atuação as empresas de micro, pequeno, médio, grande porte e Organizações Não Governamentais (ONGs). Também pode segmentá-lo em empresas públicas ou privadas, ou ainda em empresas do ramo industrial, comercial, serviços ou rural. Seguindo os preceitos do Artigo 2º da Lei 4.756 que define as áreas e os campos privativos de administração em:
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Administração Financeira;
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Administração Mercadológica/Marketing;
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Administração de Produção;
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Organização e Métodos e Programas de Trabalho;
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Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas;
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Administração de Materiais e Patrimoniais;
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Administração de Sistemas de Informação;
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Comércio Exterior;
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Empreendedorismo;
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Carreira Docente;
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Administração Esportiva;
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Administração Hospitalar;
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Administração Hoteleira;
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Administração do Terceiro Setor.
MAIS INFORMAÇÕES
DURAÇÃO: 04 ANOS
TIPO: BACHARELADO
MODALIDADE: PRESENCIAL
Objetivo
Formar profissionais com perfil crítico, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho e consequentemente nas empresas/organizações públicas e privadas de âmbito mundial e principalmente regional. Nesse contexto, o Curso de Administração deverá propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e gerenciador de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando o empreendedorismo, o agronegócio, o turismo, a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Objetivos específicos
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Proporcionar formação em administração de caráter generalista e pluralista, de acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de Administração presentes na Resolução no 05 do CNE/ CES, de 14 de outubro de 2021.
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Desenvolver no aluno competências, habilidades e atitudes, adotando uma postura de autocrítica permanente, visando mantê-lo atualizado profissionalmente para possibilitar a transferência do aprendizado na organização.
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Preparar o aluno para atuar um em ambiente de mercado globalizado e de grande competitividade.
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Dotar o aluno de competências para saber liderar, negociar, planejar e organizar trabalhos em equipe.
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Gerenciar a dinâmica empresarial para otimizar a aplicação de recursos de forma coerente e articulada com a missão, os objetivos e valores da organização por meio da conjugação de fatores humanos, administrativos, informacionais, produtivos, mercadológicos, políticos, legais, econômicos, culturais, tecnológicos, ecológicos e demográficos.
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Dotar o aluno de uma visão empreendedora com vistas a geração e consolidação de novos negócios de caráter regional e global.
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Promover ações fundamentadas em princípios éticos e em conformidade com as diretrizes preconizadas pelo Código de Ética Profissional do Administrador e resoluções elaboradas pelos órgãos e conselhos regulamentadores da profissão.
Perfil do Egresso
Em consonância com a Resolução no 05 do CNE/ CES, de 14 de outubro de 2021, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Bacharelado em Administração , espera-se que o egresso do Curso de Administração da Faculdade Ieducare seja capaz de atuar profissionalmente, levando em conta as especificidades do contexto regional no qual atuará profissionalmente seja no segmento do turismo, do agronegócio, empreendedorismo, gestão de empresa familiar, dentre outras, conhecendo as implicações de seu fazer enquanto Administrador, como também, está preparado para demandas que possam emergir em um mundo em constante transformação.
Competências e Habilidades
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Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
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Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
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Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
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Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
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Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando- se profissional adaptável;
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Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
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Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.