top of page

Como acessar os periódicos da CAPES usando proxy

Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, é possível acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos.

Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?

O acesso remoto é feito na seção Acesso CAFe. O usuário deve utilizar o mesmo LOGIN (matricula) e senha concedida pela instituição para se autenticar.

 

Utilize o caminho a seguir:

  1. Acesse:

01.png

2. Clique no link

Passo 4 - Selecione a opção Configuração manual de proxy (seta 1). Digite proxy.portalieducare.com.br na caixa de texto HTTP e 3128 na caixa de texto Porta (seta 2). Marque a opção Usar este proxy também para FTP e HTTPS (seta 3). Clique no botão OK. Veja a figura a seguir.

print-3.png

Passo 5 - Digite o site dos periódicos Capes www.periodicos.capes.gov.br. Uma janela de autenticação aparecerá, coloque suas credenciais conforme descrito anteriormente e clique em OK. Se o login for bem sucedido, você estará conectado ao proxy da FIED. Veja a figura a seguir.

print-4.png

Passo 6 - Após o login bem sucedido, o site dos periódicos CAPES será carregado. Pronto! Seu acesso está configurado. Caso queira reverter a aplicação do proxy, em outro momento, basta seguir os passos 2, 3 e 4. Neste último, marcar a opção Sem proxy.

bottom of page