top of page
s3.png

Psicologia

Bacharelado

Sobre o Curso

O Curso de Psicologia da Faculdade FIED está organizado conforme pressupõe as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, propondo-se a oferecer uma formação básica, pluralista e sólida para seus discentes. Em todas as etapas do processo formativo, o aluno é envolvido em uma formação democrática e interdisciplinar, integrada pelas dimensões psicológica, cultural, biológica, ecológica e político-social do contexto em que ele está inserido como cidadão. A nossa matriz contempla boa parte da diversidade que é a ciência psicológica e coloca o aluno desde cedo em contato com o contexto prático da profissão, conduzindo-o num processo de crescimento acentuado. A matriz oferece ao aluno o aprofundamento teórico e prático na área de clínica/processos de saúde ou nos contextos institucionais, opção protagonizada pelo próprio graduando após a conclusão do 7º período do curso. Na ênfase em Clínica e Processos de Saúde, o aluno tem acesso à prática psicológica em serviços de saúde, atendimentos individualizados, grupais nos mais diversos contextos. Na ênfase Institucional, o aluno tem a experiência teórica e prática da Psicologia em equipamentos públicos de assistência social, escolas, ONG's, empresas, dentre outros. Durante todo o percurso acadêmico, as disciplinas são mediadas por um corpo docente bastante qualificado - em sua maioria mestres e doutores - com formação acadêmica e atuação prática na área da Psicologia, o que faz uma grande diferença na vivência proporcionada ao aluno ao longo do curso. Além de tudo isso, o estudante de Psicologia da FIED tem acesso constantemente a iniciativas de pesquisa, extensão, grupos de estudos, oportunidade de participação em monitoria acadêmica e muito mais. São dez semestres de muito aprendizado e experiências capazes de transformar sua trajetória pessoal e profissional. 

Sobre o curso

MAIS INFORMAÇÕES

DURAÇÃO: 05 ANOS

TIPO: BACHARELADO

MODALIDADE: PRESENCIAL

Campus de Atuação

1. Psicologia Escolar/Educacional;

2. Psicologia Organizacional e do Trabalho;

3. Psicologia de Trânsito;

4. Psicologia Jurídica;

5. Psicologia do Esporte;

6. Psicologia Clínica;

7. Psicologia Hospitalar;

8. Psicomotricidade;

9. Psicologia Social;

10. Neuropsicologia.

Campo de Atuação

Objetivo

Oferecer formação profissional ao estudante de Psicologia, baseada no desenvolvimento de conhecimentos técnico-científicos, competências e habilidades concernentes à atuação do profissional psicólogo em seus diversos contextos, tendo em vista o compromisso ético com a qualidade de vida e a emancipação humanas.

Objetivos

Objetivos Específicos

- Proporcionar formação em psicologia de caráter generalista e pluralista, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Psicologia presentes na Resolução nº 8 do CNE/CES de 15 de março de 2011.

- Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências que capacitem o psicólogo para a compreensão e análise crítico-reflexiva dos fenômenos psicossociais, para o diagnóstico dos problemas e demandas sociais e para a intervenção nos diversos contextos sociais visando à promoção da cidadania, da saúde e da qualidade de vida.

- Propiciar o desenvolvimento de criticidade, criatividade e versatilidade em relação ao conhecimento psicológico e aos fenômenos psicossociais, estimulando a autonomia intelectual na formação profissional do estudante.

- Habilitar o psicólogo para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, nas dimensões individual, coletiva e institucional, balizando sua prática em padrões éticos, de excelência e de qualidade.

Objetivos Específicos

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Psicologia da Faculdade FIED deve ser capaz de atuar nas áreas de Pesquisa, Extensão, Ensino e Prestação de Serviços Psicológicos, articulando conhecimentos adquiridos na formação, sempre levando em conta as especificidades do contexto no qual atuará profissionalmente, conhecendo as implicações de seu fazer enquanto psicólogo. O profissional psicólogo formado pela FIED sairá com capacidade de estabelecer relações da Psicologia com outras ciências e saberes, ter respeito pela Ética e pelos valores humanos, contemplar a multideterminação do homem, procurando relacionar suas dimensões biológica, psicológica, social e histórico-cultural, Conhecer os aspectos social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade contemporânea, Ter leitura abrangente e domínio das habilidades de compreensão, produção textual e raciocínio, além da capacidade de interpretar dados, dentre outras características.

Perfil do Egresso

Competências e Habilidades

- Capacidade de analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;

- Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;

- Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo.

- Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;

- Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;

Competências e Habilidades
bottom of page