NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO (NAPSI)

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicológico (NAPSI) é um serviço integrado da Faculdade Ieducare que oferece suporte emocional, psicológico e psicopedagógico à comunidade acadêmica, incluindo estudantes, professores e colaboradores.
Com foco na adaptação ao Ensino Superior e no desenvolvimento acadêmico e pessoal, o NAPSI promove o autoconhecimento, a ressignificação de desafios e o aprimoramento das habilidades de estudo e aprendizado.
Por meio de escuta terapêutica e orientação psicopedagógica buscamos facilitar a jornada acadêmica, pessoal e profissional, promovendo o bem-estar, o sucesso e o crescimento integral dos indivíduos.
CCHE - Rua Conselheiro João Lourenço
406, Centro, Tianguá-CE
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QUEM SOMOS:A Coordenação de Estágios é o setor responsável pelo gerenciamento das informações relativas a Estágios dos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da FIED vinculada à Direção Acadêmica. O estágio é considerado, segundo a legislação vigente, um componente curricular que integra o Núcleo de Formação Complementar e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), objetivando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e possibilita o estudante aplicar e aperfeiçoar os conteúdos estudados durante o curso e que desenvolva habilidades no que se refere aos relacionamentos pessoais e interpessoais, e a preparação para uma vida cidadã e profissional. É de responsabilidade desta coordenação a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Ieducare - FIED e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de acadêmicos estagiários.
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OS OBJETIVOS DA POLÍTICA DE ESTÁGIOS SÃO:– Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso; – Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva; – Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos; – Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes; – Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários. É obrigatória a conclusão e aprovação do estágio para a colação de grau conforme DCN do curso. É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.
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MODALIDADES DE ESTÁGIOO estágio é realizado através de programação detalhada pelo aluno de acordo com as características do curso, e executado mediante instrumento legal (convênio e termo de compromisso) firmado entre a Instituição e a Empresa. Há duas modalidades de Estágio: o Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular. · Estágios Obrigatório ou Curricular: O Estágio Obrigatório/Curricular deve estimular a relação ensino-aprendizagem e buscar consolidar os objetivos: o Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças caso seja necessário; o Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidade de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações educacionais e da comunidade; o Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações educacionais, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; Assim, a política de Estágios da Faculdade Ieducare - FIED considera que as atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Portanto, afirmamos que é considerado a ponte para o desenvolvimento intelectual do estudante e, inevitavelmente, o caminho para a preparação e a consequente inserção no mercado de trabalho. · Estágios Não Obrigatório ou Extracurricular: É um conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante na Comunidade, Empresas e Instituições, o Estágio Não Obrigatório/Extracurricular visa ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na IES, devidamente acompanhado pelo supervisor responsável e pela Instituição de Ensino. A IES recebe informações dos Agentes de Integração que têm como objetivo a captação de oportunidades, administração do programa, formalização da situação do estagiário, em conformidade com a Legislação vigente específica. O estágio Não Obrigatório/Extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e frequentando as aulas do curso. Benefícios do Estágio Não Obrigatório/Extracurricular: ü Acelera a formação profissional; ü Possibilita aplicar os conhecimentos obtidos na Instituição; ü Estimula a vocação para o estudo; ü Facilita a escolha da futura profissão; ü Proporciona um contato com o futuro ambiente profissional; ü Possibilita perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional; ü Propicia melhor relacionamento humano; ü Estimula a criatividade; ü Permite conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento das empresas.
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ATENDIMENTO PRESENCIAL AO DISCENTE:O Discente pode receber atendimento presencial comparecendo a Coordenação de Estágio para esclarecer dúvidas sobre procedimentos acadêmicos relacionados ao estágio. A Coordenação de Estágio está à disposição dos acadêmicos diariamente nos seguintes horários: Segunda: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: CCS - 17:00 às 21:00h Terça: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: Direito (Shopping) - 17:00 às 21:00h Quarta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Quinta: Manhã: CCS - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Sexta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h
SERVIÇOS OFERTADOS
CONHEÇA NOSSA EQUIPE:
AQUEME SIQUEIRA DE SOUSA
COORDENADORA

Psicóloga (CRP-11/16572), especialista em Saúde Coletiva (2021) e Saúde Mental (2023), atualmente cursando pós-graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior. Graduada com pesquisa focada na construção da feminilidade na relação mãe-filha pela perspectiva da Psicanálise. Experiência em pesquisa acadêmica com trabalhos de conclusão sobre "Mulheres, Política e Saúde: a participação feminina na constituição do SUS" e "Ensino Remoto Emergencial: Sobrecarga de trabalho e saúde mental no contexto da pandemia (covid-19)". Participou da Liga Acadêmica de Saúde Mental Piauiense. Sua experiência profissional inclui participação na equipe técnica da Residência Inclusiva de Tianguá, e voluntariado na ONG Kurumins. Atualmente é docente no curso de Psicologia e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicológico (NAPSI) da Faculdade Ieducare.
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8199196499112559.
IRES LATIERE VIEIRA FEIJÃO PONTE

PSICOPEDAGOGA
Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar. Graduação em Pedagogia. Pós-graduanda em Docência e Gestão no Ensino Superior. Realizou curso de Formação em Investigação do TDAH em Adultos, graduanda em neurociência do desenvolvimento humano. Atualmente é Psicopedagoga Institucional e Clínica com atendimentos ao público acadêmico da Faculdade Ieducare. Os estudos se concentram nas áreas de Educação e Psicoeducação a jovens e adultos com dificuldades/transtornos de aprendizagem e educação inclusiva no ensino superior.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3219118325747573
LIDIMARA MARTINS ABREU

PSICÓLOGA CRP-11/14609
Pós-Graduada em Terapia Analítico Comportamental - TAC. Especialista em Saúde Mental. Graduada em Psicologia. Atualmente é psicóloga na Faculdade Ieducare. Trabalhou como Professora do Curso de Psicologia no Centro Universitário-Uninta. Foi bolsista do Projeto de Pesquisa: "Juventude, Protagonismo e Educação: A escola como espaço de desenvolvimento dos potenciais de vida dos jovens" (2017-2018). Bolsista com experiências voltadas para desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Atuou como Psicóloga do Centro de Referência e Assistente Social (CRAS). Temas de pesquisa: juventude, desenvolvimento humano, ansiedade e educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2128904661422241
ALANA MARIA ARAÚJO PESSOA

PSICÓLOGA CRP-11/12356
Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Possui experiência como Psicóloga Social no Centro de Referência de Assistência Social, atua como Psicóloga Clínica, oferecendo atendimentos para o público adolescente e adultos, além de trabalhar nesta instituição. Seus estudos e interesses concentram-se nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental, Suicídio, Adolescentes e saúde em geral.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6087957821274398
GRAZIELLY STEFANY PINTO FONTINELE

SECRETÁRIA
Graduada em Pedagogia. Possui atuação em educação inclusiva e ensino fundamental anos iniciais. Possui atuação em educação inclusiva e ensino fundamental anos iniciais. Atualmente, está cursando especialização em Neuropsicopedagogia e em Alfabetização e Letramento. Buscando aprimorar suas habilidades e conhecimentos para contribuir ainda mais com o desenvolvimento educacional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5579863458025243
ONDE ENCONTRAR OS SERVIÇOS:
O NAPSI está presente em todos os campi da instituição.
CCHE
- Campus CCHE: Rua Conselheiro João Lourenço, 406, Centro, Tianguá-CE
CCS
- Campus CCS: Rua Pedro Sales, SN, Cândido Xavier, Tianguá-CE
CRJ
- Campus CRJ: Rua Zeca Teles de Menezes, 200, Centro, Tianguá-CE
Com atendimentos nos três turnos e em duas modalidades de atendimento.
Manhã, tarde e noite.
Presencial / Online.