Arquitetura e Urbanismo o que faz? Qual o salário? O que se estuda?

Atualizado: 26 de ago. de 2019

A arquitetura e urbanismo é um curso que fica no meio-termo entre a área de humanas e a de exatas. E mesmo se tratando de uma carreira tradicional e com amplo mercado, muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena essa graduação. Se você decidiu que é hora de dar o importante passo de escolher uma carreira, mas ainda não decidiu o que fazer, detalhamos abaixo um pouco mais sobre esse curso para esclarecer as dúvidas mais comuns dos estudantes.

Arquitetura e Urbanismo o que faz?

A principal função de um arquiteto é planejar e projetar áreas e ambientes que sejam confortáveis, funcionais e esteticamente bonitas. Um arquiteto precisa saber representar graficamente os espaços de forma criativa e sensível de modo a transmitir aquilo que o cliente deseja. Quem atua nesta área pode projetar todo tipo de espaço, desde uma piscina até um grande shopping.

Embora a construção civil seja um dos setores que mais demandam arquitetos, a arquitetura e urbanismo tem um campo de trabalho bem amplo, podendo atuar em diversas áreas e locais como: restauração e preservação de patrimônios, planejamento urbano, arquitetura de interiores, paisagismo, decoração, acompanhamento de obras, dentre outros.

Qual o salário da Arquitetura e Urbanismo?

De acordo com o Guia Salarial 2019 da Robert Half, a arquitetura e urbanismo é um dos cursos que pagam os maiores salários depois da formação. A média salarial, considerando o início de carreira é de R$ 3.313,15. Ainda de acordo com o guia, os maiores ganhos iniciais são dos arquitetos urbanistas, e os menores são dos arquitetos paisagistas.

Mas o valor do salário de um arquiteto vai depender da área, local, e nível hierárquico que ele ocupe. O tempo de formação, as especializações, e a cidade de trabalho, também interferem na remuneração.

O que se estuda no curso de Arquitetura e Urbanismo?

A graduação em arquitetura e urbanismo tem duração de cinco anos, e na grade curricular tem matérias na área de matemática, física, química, história, e desenho técnico.

O estudante vai aprender tanto de história da arte quanto da resistência do concreto, por exemplo. Ele também precisa estar disposto a colocar a mão na massa, porque durante o curso, além das disciplinas teóricas, também terão etapas práticas.

Algumas das matérias do curso de arquitetura e urbanismo são: Computação Gráfica, Desenho, Topografia, Sistemas Estruturais, Mecânica dos Solos, Paisagismo, Patrimônio Histórico, Estética, História da Arte, Espaço Urbano, Conforto Ambiental dentre outras.

Se ainda ficou com alguma dúvida sobre o curso, entre em contato para te ajudarmos. E se gostou do artigo e ou ainda deseja pensar mais um pouco sobre que graduação escolher, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.