CONHEÇA O PAED
O Programa de Apoio ao Estudante e ao Docente - PAED faz parte da Política de Atendimento aos Estudantes, constante no Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Ieducare - FIED, e está voltado ao atendimento e acompanhamento das necessidades educacionais apresentadas pelos estudantes, propiciar aos docentes estratégias e meios facilitadores relacionados à didática, como também formação continuada.
Para seu desenvolvimento, o Programa de Apoio ao Estudante e ao Docente – PAED apropriar-se-á das Políticas Institucionais de Ensino, de Pesquisa, de Extensão, de Inclusão Social, de Responsabilidade Social, de Inovação, de Nivelamento e de Acessibilidade.
OBJETIVO
O Programa de Apoio ao Estudante e ao Docente - PAED tem por objetivo atuar com seriedade na promoção e qualificação do processo ensino aprendizagem, contribuindo com ações voltadas para a comunicação, dando abertura ao corpo discente, docente e colaboradores da Faculdade Ieducare - FIED possibilitando aos atendimentos, orientação e encaminhamento quando for necessário, investindo em capacitação e qualificação da comunidade acadêmica.
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QUEM SOMOS:A Coordenação de Estágios é o setor responsável pelo gerenciamento das informações relativas a Estágios dos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da FIED vinculada à Direção Acadêmica. O estágio é considerado, segundo a legislação vigente, um componente curricular que integra o Núcleo de Formação Complementar e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), objetivando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e possibilita o estudante aplicar e aperfeiçoar os conteúdos estudados durante o curso e que desenvolva habilidades no que se refere aos relacionamentos pessoais e interpessoais, e a preparação para uma vida cidadã e profissional. É de responsabilidade desta coordenação a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Ieducare - FIED e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de acadêmicos estagiários.
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OS OBJETIVOS DA POLÍTICA DE ESTÁGIOS SÃO:– Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso; – Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva; – Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos; – Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes; – Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários. É obrigatória a conclusão e aprovação do estágio para a colação de grau conforme DCN do curso. É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.
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MODALIDADES DE ESTÁGIOO estágio é realizado através de programação detalhada pelo aluno de acordo com as características do curso, e executado mediante instrumento legal (convênio e termo de compromisso) firmado entre a Instituição e a Empresa. Há duas modalidades de Estágio: o Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular. · Estágios Obrigatório ou Curricular: O Estágio Obrigatório/Curricular deve estimular a relação ensino-aprendizagem e buscar consolidar os objetivos: o Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças caso seja necessário; o Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidade de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações educacionais e da comunidade; o Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações educacionais, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; Assim, a política de Estágios da Faculdade Ieducare - FIED considera que as atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Portanto, afirmamos que é considerado a ponte para o desenvolvimento intelectual do estudante e, inevitavelmente, o caminho para a preparação e a consequente inserção no mercado de trabalho. · Estágios Não Obrigatório ou Extracurricular: É um conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante na Comunidade, Empresas e Instituições, o Estágio Não Obrigatório/Extracurricular visa ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na IES, devidamente acompanhado pelo supervisor responsável e pela Instituição de Ensino. A IES recebe informações dos Agentes de Integração que têm como objetivo a captação de oportunidades, administração do programa, formalização da situação do estagiário, em conformidade com a Legislação vigente específica. O estágio Não Obrigatório/Extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e frequentando as aulas do curso. Benefícios do Estágio Não Obrigatório/Extracurricular: ü Acelera a formação profissional; ü Possibilita aplicar os conhecimentos obtidos na Instituição; ü Estimula a vocação para o estudo; ü Facilita a escolha da futura profissão; ü Proporciona um contato com o futuro ambiente profissional; ü Possibilita perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional; ü Propicia melhor relacionamento humano; ü Estimula a criatividade; ü Permite conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento das empresas.
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ATENDIMENTO PRESENCIAL AO DISCENTE:O Discente pode receber atendimento presencial comparecendo a Coordenação de Estágio para esclarecer dúvidas sobre procedimentos acadêmicos relacionados ao estágio. A Coordenação de Estágio está à disposição dos acadêmicos diariamente nos seguintes horários: Segunda: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: CCS - 17:00 às 21:00h Terça: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: Direito (Shopping) - 17:00 às 21:00h Quarta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Quinta: Manhã: CCS - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Sexta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h
O PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE E AO DOCENTE – PAED COMPREENDE:
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PAED
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Acolhimento aos calouros, visando à integração e ambientação dos discentes a IES em todo início de semestre.
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Acompanhamento das relações discentes, docentes e coordenadores.
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Atendimento aos acadêmicos, encaminhando – os aos serviços especializados quando necessário.
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Realização de planejamento e ações de intervenção em sala de aula, quando necessário.
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Acompanhamento junto às coordenações no que diz respeito aos índices de aproveitamento, frequência às aulas, evasão e demais atividades acadêmicas.
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Desenvolvimento de ações que favoreçam a política inclusiva, com a vivência de uma cultura de inclusão, fundamentada no princípio da diversidade, estimulando o respeito e o convívio com as diferenças individuais;
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Orientação quanto aos processos de estudo e aos processos externos vivenciados pelo discente otimizando a informação e comunicação;
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Acompanhamento e aconselhamento profissional aos acadêmicos de 1° e 2° semestre;
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Eventos de apoio e integração dos egressos;
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Formação continuada de Líderes de Turma;
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Acompanhamento aos Centros Acadêmicos;
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Acompanhamento dos acadêmicos que apresentam dificuldades de aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas em cada curso.
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Atendimento aos alunos do ensino de graduação, pós-graduação, comunidade acadêmica;
COMO ACESSAR O PROGRAMA APOIO AO ESTUDANTE E DOCENTE – PAED?
O Programa Apoio ao Estudante e Docente pode ser acessado por meio de agendamento na Secretaria do PAED, ou através do telefone: (88) 993092330 ou pelo E- mail: paed@fied.edu.br
Coordenação do PAED: Prof.ª Ma. Kátia Maria de Aguiar Freire
PARCERIAS:
Coordenadores e professores de cada curso – Contribuem na perspectiva do diálogo e na boa informação para agilidade na resolutividade das demandas do aluno.
KÁTIA MARIA DE AGUIAR FREIRE
Mestre em Ciências da Educação; Especialista em Psicopedagogia Institucional (INTA), Neuropsicopedagoga Institucional e Clinica; Gestão e Supervisão Escolar - (INTA); Graduada em Pedagogia; Habilitada em Biologia. Atualmente é Coordenadora do PAED. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade Ieducare – FIED e da Faculdade Uninta Tianguá. Professora da graduação em Pedagogia da Faculdade Ieducare – FIED. Atua como psicopedagoga clínica e consultoria na área institucional. Professora convidada da Especialização em Psicopedagogia da FIED, atuando principalmente nas seguintes áreas de conhecimento: Psicopedagogia; Aprendizagem e Desenvolvimento; Transtornos de Aprendizagem, Avaliação, Prevenção e Intervenção Psicopedagógica; Educação Especial e Inclusiva; Formação de Professores para Práticas Inclusiva; Ministra cursos e palestras.
Grazielly Fontinele
Secretária
Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Sobral-CE, onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no setor de Avicultura da Fazenda Experimental Vale do Acaraú-FAEX/UVA, atuando no desenvolvimento de projetos de pesquisa. Graduada em Pedagogia pela Faculdade FIED - UNINTA em Tianguá-CE. Possui atuação em educação inclusiva e ensino fundamental anos iniciais. Cursando especialização em Neuropsicopedagogia e Alfabetização e Letramento na Faculdade Anhanguera. Lattes:
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