top of page
CONHEÇA A FIED EAD
logo FIED EAD.png

Por que o EAD

EAD é mais inclusivo.

Com a Educação a distância pessoas com dificuldade de locomoção, portadores de necessidades especiais e pessoas que não possuem condições financeiras para pagar uma graduação presencial tem acesso facilitado a educação de nível superior! 

EAD é abrange locais onde o ensino presencial não consegue chegar.

A educação a distância proporciona as instituições de ensino a entrarem em qualquer lugar que tenha acesso a internet, não dependendo das grandes infraestruturas do ensino presencial!

EAD é mais flexível para o aluno.

O aluno de EAD pode escolher onde e quando ele vai estudar, até mesmo as disciplinas que vai cursar durante seu curso!

EAD evita custos de deslocamentos.

O deslocamento para ir as aulas é um custo a ser considerado, além de gasto financeiro existe o gasto de tempo! Com a EAD você não perde tempo nem dinheiro.

Nossos Compromissos com a Modalidade

Qualidade

A FIED tem o compromisso com a qualidade do ensino superior em toda a região da Serra da Ibiapaba, seja qual for a modalidade de ensino, presencial, pós-graduações ou EAD, formamos profissionais de qualidade para o mercado de trabalho.

Flexibilidade

Um dos maiores benefícios da EAD é a flexibilização, seja de horário ou de localização. A FIED tem compromisso com a facilidade e flexibilidade com o sistema EAD.

Tecnologia de Ponta

A FIED EAD utiliza um sistema de ponta para atender os alunos, com ferramentas intuitivas e recursos dinâmicos para tronar seu aprendizado prazeroso e eficaz! 

Nosso Jeito de Fazer EAD

O EAD da Faculdade Ieducare - FIED é 100% a distância, ou seja, você estuda em casa, no trabalho ou em qualquer lugar e precisa comparecer à instituição somente nos dias de provas. No entanto, isso não significa que você estará sozinho nessa jornada, pois temos um corpo de tutores que vai acompanhar você de perto, tirando dúvidas, orientando ou até mesmo lhe motivando a estudar.

Nossa metodologia inclui um Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde você vai pode acessar as aulas, assistir os vídeos dos professores e fazer suas atividades. Essa plataforma conta com toda tecnologia para que nunca saia do ar e você possa acessar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Você vai ter a sua disposição também um livro texto impresso, com os conteúdos que são disponibilizados no AVA. Com esse material impresso, você poderá estudar mesmo se você não dispor de acesso à Internet.

Ainda no AVA você encontrará nas disciplinas que você se matriculou as atividades avaliativas, que são no total de 6 (seis), a saber: quatro fóruns, uma tarefa e um questionário. Todas as Avaliações Virtuais valem de 0 (zero) a 10 (dez) e a média delas compõem a Nota de Avaliação Virtual (NAV).

As avaliações presenciais acontecem no polo de apoio presencial que você está vinculado e são duas avaliações escritas, no estilo prova. A primeira é denominada Avaliação Presencial, que é uma prova valendo de 0 (zero) a 10 (dez), cuja nota é denominada de Nota de Avaliação Presencial (NAP). A composição da Nota Final da Disciplina (NFD) é um cálculo ponderado da NAV e da NAP, conforme a fórmula a seguir:

NFD = 0,3 x NAV + 0,7 x NAP

 

A Nota Final da Disciplina (NFD) deve ser igual ou maior que 7 (sete) para a obtenção da aprovação direta. Caso a NFD seja menor que 7 (sete), você poderá fazer uma nova prova, denominada de Avaliação Global, cuja nota deve ser maior que 7 (sete) para você obter a aprovação.

Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

 A Faculdade Ieducare conta com uma consolidada e qualificada equipe interna que foi responsável pela concepção, estruturação e constante atualização do AVA.

 

Essa equipe, composta por profissionais da área da Tecnologia da Informação (designers, analistas, especialistas, editores, entre outros), trabalham diariamente para proporcionar aos alunos um ambiente amigável e funcional. 

Nesse sentido, o Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da FIED conta com um AVA cuidadosamente desenhado, permitindo o pleno desenvolvimento das disciplinas, de forma a atingir o proposto no Projeto Pedagógico do Curso. O AVA foi desenvolvido na plataforma Moodle, sendo a sua versão a mais recente disponível, que é a 3.6. 

O AVA da Faculdade Ieducare está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, visto que sua base está hospedada nos servidores da própria instituição com redundância em todas as vias e servidor na nuvem, e com acompanhamento constante de uma equipe de especialistas em Tecnologia da Informação, que atuam imediatamente frente a qualquer indício de instabilidade do acesso.

Interações utilizadas

A arquitetura do AVA irá privilegiar a criação de vínculos e a permanente comunicação entre todos os atores do processo de ensino-aprendizagem (discentes, docentes, tutores e coordenação). Para isso, as ferramentas e tecnologias disponíveis no ambiente viabilizará múltiplas vias de interação tanto síncronas quanto assíncronas, porém, no caso do Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da FIED, optou-se por utilizar-se somente das interações assíncronas. Tal decisão se deveu ao fato de que as interações assíncronas permitem mais flexibilidade para o aluno, bem como mais tempo de reflexão para postar seu ponto de vista. Nesse sentido, esse tipo de interação torna-se mais fácil de utilizar, o que contribui significativamente para a diminuição dos índices de evasão.

Objetos de aprendizagem

Todos os conteúdos e habilidades serão trabalhados por meio de objetos de aprendizagem modernos que priorizam a interatividade entre o estudante e o ambiente, facilitando a compreensão e favorecendo o seu protagonismo. Além disso, todos os conteúdos possuirá plena acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional. Para tal, toda a disciplina é estruturada para favorecer a dialogicidade dos recursos, por meio de linguagem clara, direta e acessível para o perfil do estudante, bem como com o uso de legendas, imagens, ícones e gráficos que permitam o aprendizado por diferentes populações, independente de alguma deficiência apresentada.

De uma forma resumida, esses objetos são:

Biblioteca Digital: A Biblioteca Digital é um recurso virtual de imensa importância no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que disponibiliza para os alunos a oportunidade de consultar diversas fontes de pesquisa, de forma acessível, não se limitando ao espaço físico de uma biblioteca. Nesse sentido, os professores estimulam a leitura dos livros por meio de uma prática denominada “Aprofundamento”. A Biblioteca Digital está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e conta com um plano de contingência contra queda no acesso, conforme documentação disponível.

Slides Interativos: Esse recurso inovador está também disponível no AVA, em formato de arquivos SCORMS (Shareable Content Object Reference Model). Tecnicamente falando, um pacote SCORM é um arquivo XML que contém todas as informações para iniciar e apresentar conteúdos interativos. Pedagogicamente falando, a tecnologia SCORM possibilita que o aluno navegue pelas aulas da disciplina, clicando em links e botões que o levam a novas janelas, oportunizando uma compreensão mais abrangente do assunto abordado.

Webaulas: O vídeo promoveu uma ruptura nos processos educacionais pautados apenas nas linguagens verbal e escrita. Como recurso na EaD, o vídeo é um elemento essencial, sendo uma forma diferenciada de expor o conteúdo. Os professores do curso elaboram os roteiros e realizam gravações em estúdio, de forma a apresentar os conteúdos da disciplina.

Atividades

As atividades são componentes importantes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, uma vez que é por meio delas que as competências previstas ao longo da formação do profissional pedagogo são desenvolvidas. De caráter avaliativo, estas atividades exploram a capacidade do aluno se comunicar com os demais, de interpretar e intervir na realidade que o cerca, além de permitir uma maior absorção dos conteúdos ministrados.

De uma forma resumida, as atividades serão as seguintes:

Questionário: Ao final de cada disciplina será proposto um questionário com perguntas objetivas sobre o conteúdo estudado. Este questionário serve para melhorar a fixação de conteúdo. De forma interativa, o aluno responderá várias questões e ao final submete as respostas no AVA. Em seguida, um feedback é fornecido, informando ao aluno não só as questões corretas, mas também as justificativas das questões em que ele não acertou.

Tarefa: Atividade de cunho mais prático, a tarefa leva os alunos a desenvolverem relatórios, pareceres, planos, dentre outros. Das atividades propostas, a Tarefa é a que explora melhor a prática no curso, uma vez que a proposta é que o aluno vá à campo e produza um resultado concreto, fruto de um processo de investigação, análise e, em alguns casos, até de intervenção. Além disso, na atividade Tarefa, as competências são exploradas de forma contextualizada e com significância para o aluno, uma vez que ele percebe a aplicabilidade dos conceitos aprendidos no campo de atuação do Licenciado em Pedagogia. Esses aspectos tornam essa atividade inovadora e com comprovados resultados exitosos.

Fórum: Esta ferramenta irá possibilitar o debate entre os alunos e entre eles e o tutor, sendo a base para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa na disciplina. Cada unidade temática haverá um fórum de participação, envolvendo o assunto abordado. A partir daí, os alunos serão estimulados a responderem ao questionamento inicial proposto pelo professor e também a comentarem as respostas dos colegas.

Recursos Pedagógicos

Com FIED EAD você tem recursos de apoio sempre a sua disposição e a hora que você quiser!

- Webaulas

Essas são as aulas que você terá durante seu curso, na hora que você quiser e onde quiser é claro!

- Slides interativos

Uma ferramenta divertida e intuitiva para você reforçar seu aprendizado sem ficar entediado!

- Atividades como Fóruns, Tarefas e Questionários

Aqui você convive virtualmente com seus colegas, conversa e tira dúvidas com eles e com  professores também! Além de fazer tarefas para fixar e exercitar o que aprendeu em aula, onde depois você pode testar seus conhecimentos novos e mandar bem nos questionários!

- Biblioteca Digital

Acesse toda a bibliografia que você precisa para seu curso sem sair de casa!

- Material didático impresso

Seu material didático é completo com as apostilas impressas para você estudar!

PODEMOS AJUDAR?

Rua Conselheiro João Lourenço, 406 Centro - Tianguá - CE

Central de atendimento

(88) 9 9369 6846   |   (88) 9 9373 6071   |   (88) 3671 1720

Successo! Messagem recebida.

logo FIED EAD B.png
  • White Facebook Icon

© 2016 Departamento de Marketing IEducare . Criado com Wix.com

Contato
bottom of page