Curso de Pedagogia da FIED promove o VII Encontro Regional de Pedagogia da Serra da Ibiapaba

(Colegiado de Pedagogia e Representantes das Escolas do Município. Foto: Lisandro Lima)

O curso de Pedagogia da Faculdade FIED realizou, entre os dias 29 e 30 de Agosto, a sétima edição do Encontro Regional de Pedagogia da Serra da Ibiapaba, que este ano trouxe como tema "A educação como Instrumento de Transformação da Sociedade" e contou com uma programação diversa e uma abordagem que objetivou possibilitar aos estudantes do curso de pedagogia, e também aos profissionais da área, refletir sobre a importância da educação para o desenvolvimento integral de uma sociedade, instigando a olhar a profissão de pedagogo como uma função social.

A abertura do evento contou com as falas da coordenação do Curso e do Diretor Acadêmico da Instituição, professor Doutor Taiã Gomes, que frisou em suas palavras a solidez do evento que está em sua sétima edição, feito que atesta a qualidade e a continuidade do projeto.

Após o momento de abertura o palestrante convidado, professor Doutor Francisco Uilisses Vasconcelos, abordou em sua exposição a importância da educação continuada como instrumento de transformação da sociedade, além da importância da profissão de pedagogia num contexto social regional e numa esfera globalizada. Na sequência, o docente da FIED, professor Mestre Luiz Gomes falou sobre a práxis pedagógica e o sofrimento psíquico.

Durante o segundo dia do Encontro ocorreu a Mostra de Estágios e Projetos do curso de Pedagogia, que contou com a presença da Coordenadora de Estágios da instituição, professora Janete Alves Silva e a participação da Diretora Escolar de Tianguá, professora Luciane Carvalho Cunha. Neste momento os acadêmicos puderam expor os seus relatos de experiência relacionados ao período de estágio supervisionado vivenciado no semestre 2022.1, além da devolutiva dos professores que orientam os projetos de pesquisa e extensão e grupos de estudo do curso.

Sobre o Curso de Pedagogia da FIED

O curso de Pedagogia da FIED está voltado para a formação do profissional pedagogo com perfil competente, flexível e polivalente, que tenha compreensão clara entre sua área de atuação e o risco da fragmentação dos saberes, buscando a interdisciplinaridade do ensino como ferramenta capaz de desenvolver as competências necessárias para atuar como docente na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, além disso, o egresso de pedagogia deve ainda ter espírito inovador que o habilite a exercer uma gestão pedagógica em Instituições Escolares e não escolares, assim como em outras áreas de apoio escolar, incluindo as coordenações pedagógicas e administrativo-escolares que constituem os organogramas das escolas públicas e particulares.

O processo seletivo para as turmas de 2022.2 está aberto para o curso e está disponível em: vestibularemtiangua.com.br.