Curso de Odontologia realiza 4ª edição da Jornada Odontológica da FIED - JOFI

(Comissão organizadora da IV JOFI. Foto: Arquivo Pessoal)

Mais uma vez preocupada com a atualização e a capacitação constante dos seus profissionais e alunos, a Faculdade FIED realizou um grande evento envolvendo a comunidade acadêmica da instituição: A IV Edição da Jornada Odontológica da FIED - JOFI, com o tema Multiverso Odontológico: desvendando as faces da Odontologia, e que ocorreu entre os dias 08 a 10 de Novembro e teve intensa participação de acadêmicos e profissionais da área

As palestras, com os grandes nomes da área da Odontologia, iniciaram já na manhã de abertura do evento, que ocorreu no Espaço Ádila Nobre Buffet e contou com a presença da Direção da Instituição, da coordenação do Curso e de diversas autoridades ligadas a área na Serra da Ibiapaba. As demais atividades aconteceram no Auditório do campus CCS da Faculdade FIED.

Entre os nomes e temas que estiveram presentes nas atividades estão o Dr. Guilherme Ottoboni e a Dra. Poliana Ottoboni (Ozonioterapia aplicada à Odontologia), Dr. Fernando Augusto Soares (Reabilitação Oral Contemporânea - Do análogo ao digital), Dr. Adjair Jairo (Cirurgião buco-maxilo-facial na saúde pública), Dr. Jefferson Douglas (Hands On - Biópsias e suturas na prática clínica) e diversas outras.

A JOFI é um evento organizado pelos discentes e docentes do curso de Odontologia. Esta jornada tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica dos cursos de Odontologia do Ceará, sobretudo da Região Norte do Estado, por meio de discussões nas palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos em diversas áreas de conhecimento da Odontologia, consideradas importantes para a formação do acadêmico.

A Coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade FIED, Profa. Mestra Érika Serejo comenta que a atividade é importante pois traz a oportunidade de atualização de temas a nível internacional sem sair de Tianguá. “A odontologia avança muito rápido. E, por consequência do período pandêmico e das inovações tecnológicas cada vez mais avançadas, houve um 'boom' no desenvolvimento de tecnologias para a nossa área de atuação. Muitas técnicas da parte digital, de escaneamento e de fotografia tiveram avanços significativos. Então, há essa necessidade de nos voltarmos a esse processo, apreendê-lo, para que possamos também estar inseridos nesse diferencial evolutivo, e para que possamos formar profissionais cada vez mais completos. Nessa edição, tivemos tanto palestrantes locais quanto de outros estados dedicados ao conhecimento dessas novas atualizações. Uma ótima oportunidade a todos os acadêmicos e profissionais da área”, explica a cirurgiã-dentista.

A Jornada tem o intuito de promover a interdisciplinaridade, aproximando o conhecimento básico da sua aplicação clínica, por meio da integração das áreas de conhecimento da Odontologia e articulação entre as dimensões sociais, biológicas, odontológicas, culturais, ambientais, étnicas e educacionais, tendo como base as evidências científicas e a incorporação de inovações tecnológicas no exercício da profissão, para colaborar na formação dos futuros Cirurgiões-Dentistas e na atualização dos profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho.

Sobre o curso de Odontologia da FIED:

O curso de odontologia da FIED tem a missão de formar profissionais cirurgiões-dentistas, generalistas, com sólida formação técnico científica, humanística e ética, orientada tanto para a promoção da saúde, com ênfase na prevenção de doenças bucais, bem como para o tratamento e reabilitação, a partir do conhecimento das atuais tecnologias na área. Para tanto, a organização da grade curricular do curso foi organizada agregando temas atuais e considera fundamental contemplar em seu processo educativo o uso de metodologias educativas inovadoras e ativas, trazendo para a vivência do aluno uma visão crítica e reflexiva, global e atualizada do mundo.

O processo seletivo para as turmas de 2024.1 segue aberto para o curso e está disponível em: vestibularemtiangua.com.br.