Curso de Enfermagem da FIED desenvolve ações durante todo o mês em alusão a campanha Outubro Rosa

No mês de outubro, o curso de Enfermagem da Faculdade FIED realizou uma série de atividades voltadas para conscientização e prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, em apoio à campanha do "Outubro Rosa". As ações tiveram como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção dessas doenças.

Os alunos do estágio Supervisionado I, sob a orientação de seus preceptores, desempenharam um papel fundamental nesse esforço. Eles realizaram atividades dentro e fora da faculdade, visando sensibilizar as mulheres da comunidade a se submeterem ao exame citopatológico e à mamografia a partir dos 40 anos de idade. Esses exames desempenham um papel crucial na detecção precoce e no tratamento eficaz desses tipos de câncer.

Além disso, na disciplina de Saúde Coletiva, a professora Sueli e os monitores conduziram uma oficina dedicada à produção de materiais didáticos. O foco era sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero e câncer de mama, além de promover a saúde da mulher de maneira geral. Essa abordagem educativa busca informar e empoderar as mulheres, destacando a relevância dos cuidados preventivos e da detecção precoce.

As ações reforçam o compromisso da Faculdade FIED e do curso de Enfermagem em engajar os seus estudantes sobre as temáticas sociais relevantes para a área, incentivando a promoção da saúde e a disseminação de informações valiosas para a comunidade. As ações realizadas durante este mês são um exemplo concreto de como a instituição contribui para a conscientização e a prevenção de doenças que afetam a saúde e outros temas relevantes.

Sobre o Curso de Enfermagem da FIED

O curso de Enfermagem (Bacharelado) da FIED tem como objetivo a formação de Enfermeiros qualificados em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano, de forma integral e ética, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e do sistema complementar, visando à atuação sobre os fatores sociais determinantes no processo saúde-doença e no desenvolvimento da prática assistencial, administrativa, ensino e pesquisa, seja no ambiente hospitalar, ambulatorial, comunitário ou domiciliar, intervindo com criatividade e responsabilidade nessas áreas. O mercado de trabalho está em expansão na área de enfermagem, principalmente, dentro da política governamental de “Promoção da Saúde”, devido ao incentivo criado pelos programas do Ministério da Saúde, como a “Estratégia de Saúde da Família” (ESF). O profissional formado nesta instituição estará capacitado para atuar em todos os âmbitos em consonância com as políticas públicas de saúde.

O processo seletivo para as turmas de 2024.1 segue aberto e está disponível em: vestibularemtiangua.com.br.