Curso de Direito da FIED realiza a I Jornada de Vivências Jurídicas

Atualizado: 8 de dez. de 2021

(Júri Simulado do curso de Direito da FIED. Foto: Pedro Citó)

Na manhã da última quarta-feira, 01, o curso de Direito da Faculdade FIED UNINTA Tianguá promoveu a I Jornada de Vivências Jurídicas. O evento, que ocorreu em formato híbrido, passa a ser mais uma oferta de extensão do curso e seguiu as normas de Biossegurança e controle de distanciamento reunindo, na abertura, a direção geral adjunta e a direção acadêmica, a coordenação do curso, professores, acadêmicos e familiares.

Os momentos foram realizados no campus sede da Faculdade, e contaram com momentos presenciais e transmissões ao vivo, pelo Google Meets. Durante a programação aconteceu lançamento do Programa de Apoio ao Estagiários, que marca uma nova fase do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da FIED, que deixa de ser apenas um equipamento para práticas de estágios curriculares dos últimos semestres do curso, tornando-se um espaço acessível para suporte dos acadêmicos durante toda a graduação.

A estudante Sandra Letícia demonstrou bastante entusiasmo ao falar sobre a jornada e destacou o trabalho desenvolvido pela coordenação do curso. ”A primeira jornada de vivências jurídicas está sendo um momento ímpar que a faculdade nos proporciona, trazendo os alunos para o âmbito de vivência jurídica com juris, minicursos, relatos de experiências e aprendizados no NPJ, proporcionando os alunos uma visão além da sala de aula e isso reflete a qualidade no ensino e aprendizado dos graduandos e a excelente capacidade do corpo docente da instituição". Pontuou.

O Professor do curso e gestor no NPJ, Prof. Esp. Pedro Citó, acrescentou e ressaltou a importância da vivências práticas jurídicas para os futuros profissionais. “A realização da I Jornada de Vivências Jurídicas marca o início de uma nova era do Curso de Direito da FIED, possibilitando aos discentes um amplo conhecimento da prática profissional e acadêmica, proporcionado pela instituição”. Complementou.

A coordenadora do curso de Direito da FIED, Profa. Ma. Jéssica Teles, ressaltou a importância do evento para os acadêmicos e para o desenvolvimento do curso. "O evento surgiu como uma forma de humanizar o retorno ao ensino presencial e trazer integração e convivência para discentes e docentes do curso de direito que, assim como todos os estudantes e professores, passaram por grandes desafios no ensino remoto. O curso, que tem como pilar o apoio ao aluno e ao professor e que acredita que o processo de ensino e aprendizagem é um empreendimento colaborativo, através do seu corpo gestor, idealizou esse momento afetivo e acadêmico como forma também de agradecer a todos pelo sucesso de mais um semestre. Os resultados foram apresentados durante os painéis que compuseram o evento e, para o encerramento, o professor Gilk Santos, docente do curso e delegado de polícia, e sua banda irão protagonizar o pagode jurídico. Importante ressaltar ainda que a pandemia nos alertou para olharmos para o regional e nossas riquezas locais. Por essa razão, desde 2021, o curso tem como prioridade resgatar o estudo e a memória de um dos maiores juristas brasileiros, que foi Clóvis Beviláqua, filho da Serra da Ibiapaba, nos motivando a inserir no calendário formativo complementar do curso, a visita ao memorial de Clóvis Beviláqua, em Viçosa do Ceará, que tem como Curador o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Como coordenadora do curso, agradeço a todos os gestores, professores e a todos os setores da instituição por terem apoiado e incentivado o evento. Esse é fruto de um trabalho de equipe, coletivo, que transcendeu o próprio Curso". Ressaltou.

A jornada agora faz parte do ciclo de formação dos acadêmicos de Direito e, nesta edição, terá como encerramento um "Sunset", na sede da FIED, que contará com um show de pagode, e um momento de confraternização que marca o fim do semestre letivo, conduzido pela banda Os Kumpades.

Sobre o Curso de Direito da FIED

O Curso de Bacharelado em Direito da FIED oferece uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídico-sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania.

O processo seletivo para as turmas de 2022.1 está aberto para o curso e está disponível em: vestibularemtiangua.com.br.