top of page
blog_fied.png

Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIED promove palestra com o CAU/CE.


(Conselho de Arquitetura e Urbanismo na FIED. Foto: Tércio Gomes)


Na noite da última quinta-feira (18) os Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo receberam a Coordenadora do Núcleo Técnico Juliana Gurgel e o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Ceará, que participou do evento em formato virtual por estar cumprindo agenda de compromissos em Brasília, para o "I Encontro de Estudantes e Profissionais de Arquitetura e Urbanismo em Tianguá", promovido pela IES através do projeto de interiorização CAU/CE na estrada.


O evento foi sediado pela Faculdade FIED e aconteceu no auditório da instituição, no campus CCHE. A abertura contou com as boas vindas aos estudantes feita pelo Coordenador do Curso, Professor Arthur Rodrigues, que ressaltou a importância e o ineditismo da ação para os estudantes. Na sequência, o presidente do conselho, Lucas Rozzoline, iniciou a sua participação falando sobre a importância do conselho não apenas para os profissionais mas também para os estudantes da área, explicou algumas das funções exercidas pelo conselho e incitou os futuros profissionais sobre a necessidade da criação do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Ceará, órgão que atualmente ainda não existe, além de expor o desejo de, brevemente, estar junto a instituição e aos acadêmicos de forma presencial.


O segundo momento da palestra foi conduzido pela arquiteta Juliana Gurgel, que atualmente Coordena o Núcleo Técnico do CAU/CE. Ela palestrou sobre os processos que envolvem o profissional de Arquitetura e Urbanismo abordando o código de ética da profissão, ressaltou a importância da participação ativa de estudantes e profissionais dentro do conselho e apresentou as diferenças e atribuições dos órgãos que regem a profissão, a exemplo dos sindicados regionais, o conselho e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Ao final, a representante participou de uma rodada de perguntas e respostas envolvendo os acadêmicos e professores da instituição.


Sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIED

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIED, como objetivo principal dentro do Projeto Pedagógico formar um profissional ético, crítico e reflexivo, assegurando a formação de profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio ambiental natural e a utilização racional dos recursos disponíveis, objetivando a sustentabilidade urbana, rural e regional.


O Processo Seletivo para as turmas de 2022.2 segue aberto para o curso e está disponível em: vestibularemtiangua.com.br.

29 visualizações0 comentário
bottom of page