Acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação desenvolvem plataforma para a Clínica Escola da FIED

(Acadêmicos apresentando o sistema da Clínica Escola. Foto: James Castro)

Três acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação desenvolveram ao longo do semestre uma plataforma para a Clínica Escola de Saúde (CES), uma iniciativa da Faculdade FIED/UNINTA que visa promover atendimento especializado para a comunidade ibiapabana, e que serve como laboratório de práticas para os cursos da área da saúde ofertados pela instituição.

Com o avanço da tecnologia, e principalmente durante a pandemia do coronavírus, faz-se necessário que o agendamento para os atendimentos sejam feitos de forma online. Como a Clínica Escola é mais uma novidade da Faculdade, ainda não havia um sistema próprio para realizar este tipo de atividade. Para solucionar este problema, a Professora Esp. Krysthiane Waleria Damasceno Cardoso, Coordenadora da Clínica Escola de Saúde, recorreu aos nossos acadêmicos. "A necessidade da Clínica Escola era ter um sistema, onde pudéssemos atender os pacientes com mais agilidade e um fluxo maior nesses atendimentos, para isso, seria necessário um sistema informatizado. Afinal, estamos num processo tecnológico tão evoluído, trazer todos os processos de forma manuscrita não seria tão interessante, né? Em conversa com o professor Silas, que é o coordenador do Curso e com os alunos do curso de Sistemas, analisamos que teria condições de construirmos um produto nosso. Em nossa primeira reunião, apresentei todos os dados que seriam necessários para que o sistema funcionasse, e tivemos a certeza que seria muito desafiador, mas nossos estudantes iriam conseguir cumprir. Nossos alunos abraçaram esse projeto, que foi idealizado e construído visando um atendimento de qualidade pra comunidade da Serra da Ibiapaba que será beneficiada". Relatou a Professora.

A equipe que abraçou o desafio e desenvolveu o projeto é composta por acadêmicos do curso de Sistemas de Informação e a plataforma foi desenvolvida no período de um semestre. “O primeiro sentimento foi de medo, tinham coisas que a gente não tinha experiência e foi algo muito desafiador. Mas esse sentimento passou, com o tempo, a ser um incentivo para que a gente buscasse mais conhecimento, buscando aperfeiçoar o que a gente recebeu durante as aulas. E acabamos conseguindo desenvolver o trabalho pra hoje termos a felicidade de entregar um sistema que vai auxiliar a Clínica e contribuir com o atendimento para a sociedade”, explica David Pontes Silva, um dos membros da equipe.

Além de David, a equipe foi composta também pelos acadêmicos, Alexandre de Medeiros Silva e Luiz Augusto Romoaldo Freitas. O projeto foi supervisionado pelo Coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Professor Me. Silas Lima Silva, e pela Coordenadora da Clínica Escola de Saúde Profa. Esp. Krysthiane Waleria Damasceno Cardoso.

A Clínica Escola

A Clínica Escola de Saúde (CES) da Faculdade FIED/UNINTA Tianguá integra o programa de responsabilidade social da Instituição. A qual realizará atendimentos gratuitos, em múltiplas especialidades, de forma integrada, humanizada e de qualidade para o cuidado, ensino e pesquisa junto à comunidade da cidade de Tianguá e de toda a Serra da Ibiapaba. A equipe de profissionais da CES tem como valores o comprometimento, o respeito, a ética e o profissionalismo para desenvolver um atendimento primoroso e eficaz, junto aos usuários de saúde, os alunos dos cursos da área da saúde e seus respectivos preceptores.

Objetivando promover atendimento ao usuário de saúde, possibilitando a integração deste com a equipe multidisciplinar de docentes e discentes dos cursos da área da saúde da FIED, de modo a viabilizar a responsabilidade social da Instituição e da CES como ambiente de ensino-aprendizagem e prestação de serviços em saúde à comunidade.

Nesta visão de redução de custos e qualidade na assistência, às instituições de ensino superior tem em seu suporte a clínica-escola, as quais os acadêmicos em estágio curricular supervisionado, atendem em suas especialidades pessoas que procuram por consultas ou procedimentos, esses acadêmicos têm em sua supervisão um profissional da área qualificado para supervisionar todo processo de atendimento ao cliente.

A clínica escola é o local onde os acadêmicos se dedicam a prática de sua faculdade em que tem participação na tríade assistência, ensino e pesquisa e que se diferencia dos outros ambientes assistenciais por ter um compromisso com a Universidade para ampliar o foco para uma formação interdisciplinar e multiprofissional envolvendo acadêmicos e professores, nas suas competências e habilidades gerais e específicas e atendendo a um público misto e ao mesmo tempo restrito em suas particularidades.