Acadêmicos da FIED realizam ação de Responsabilidade Social no Projeto KURUMINS.

Na manhã do último dia 28 de Maio (sábado), os cursos de Odontologia, Pedagogia, Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem realizaram uma ação com as crianças e adolescentes do projeto Kurumins no Distrito de Acarape, Tianguá-CE. A ação abordou: "O brincar e o cuidar com as crianças e adolescentes do projeto Kurumins" e tem como objetivo despertar nas crianças contempladas no projeto o verdadeiro sentido do cuidar, através das ações realizadas pelos alunos e professores da FIED. Bem como, estimular os estudantes dos cursos envolvidos a importância do trabalho em equipe, da solidariedade e do amor ao próximo.

A Organização não governamental Kurumins surgiu em 04 de janeiro de 2015, quando percebeu a imensa carência das crianças e adolescentes na comunidade de Acarape na cidade de Tianguá-CE. O projeto que começou com 30 (trinta) jovens e crianças, hoje ampara 14 comunidades e cerca de 300 (trezentas) pessoas devidamente cadastradas. Dentre crianças e adolescentes, 20 possuem necessidades especiais. A ONG conta apenas com o apoio e doações de empresários e instituições da região.

Durante a ação, os acadêmicos e docentes desenvolveram atividades, junto aos adolescentes da comunidade, como rodas de contação de histórias; Dinâmica de higienização das mãos, onde as crianças percebem, por meio das mãos pintadas com guache, como ocorrem as contaminações cruzadas e a transmissões de doenças; Jogo "Imagem e Ação" com temas relacionados à saúde Bucal; Teatro de fantoches; Doação e plantio de mudas frutíferas; Orientação aos pais sobre o cartão de vacinação; Esporte coletivo (futebol de campo); Jogos cognitivos dentre outras atividades sob a supervisão dos professores responsáveis Lais Raiane Feitosa Melo Paulino, Elke Selva Teixeira, Mary Helen Aragão, Joyce Maria Portela de Brito e Damiana Ferreira da Silva Dantas.

A FIED, pautada pelo comprometimento e responsabilidade social em atender os anseios da comunidade, tem por objetivo incentivar aos discentes o amparo e cuidado ao próximo com o intuito de desenvolver atividades que despertem nas crianças de até 12 anos (total de 130) do projeto Kurumins, a fé, a empatia e o afeto mútuo.