Assessoria de Comunicação

9 de jun de 20222 min

Acadêmicos da FIED realizam ação de Responsabilidade Social no Projeto KURUMINS.

Na manhã do último dia 28 de Maio (sábado), os cursos de Odontologia, Pedagogia, Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem realizaram uma ação com as crianças e adolescentes do projeto Kurumins no Distrito de Acarape, Tianguá-CE. A ação abordou: "O brincar e o cuidar com as crianças e adolescentes do projeto Kurumins" e tem como objetivo despertar nas crianças contempladas no projeto o verdadeiro sentido do cuidar, através das ações realizadas pelos alunos e professores da FIED. Bem como, estimular os estudantes dos cursos envolvidos a importância do trabalho em equipe, da solidariedade e do amor ao próximo.

A Organização não governamental Kurumins surgiu em 04 de janeiro de 2015, quando percebeu a imensa carência das crianças e adolescentes na comunidade de Acarape na cidade de Tianguá-CE. O projeto que começou com 30 (trinta) jovens e crianças, hoje ampara 14 comunidades e cerca de 300 (trezentas) pessoas devidamente cadastradas. Dentre crianças e adolescentes, 20 possuem necessidades especiais. A ONG conta apenas com o apoio e doações de empresários e instituições da região.

Durante a ação, os acadêmicos e docentes desenvolveram atividades, junto aos adolescentes da comunidade, como rodas de contação de histórias; Dinâmica de higienização das mãos, onde as crianças percebem, por meio das mãos pintadas com guache, como ocorrem as contaminações cruzadas e a transmissões de doenças; Jogo "Imagem e Ação" com temas relacionados à saúde Bucal; Teatro de fantoches; Doação e plantio de mudas frutíferas; Orientação aos pais sobre o cartão de vacinação; Esporte coletivo (futebol de campo); Jogos cognitivos dentre outras atividades sob a supervisão dos professores responsáveis Lais Raiane Feitosa Melo Paulino, Elke Selva Teixeira, Mary Helen Aragão, Joyce Maria Portela de Brito e Damiana Ferreira da Silva Dantas.

A FIED, pautada pelo comprometimento e responsabilidade social em atender os anseios da comunidade, tem por objetivo incentivar aos discentes o amparo e cuidado ao próximo com o intuito de desenvolver atividades que despertem nas crianças de até 12 anos (total de 130) do projeto Kurumins, a fé, a empatia e o afeto mútuo.

    390
    0