top of page
blog_fied.png

Professor da FIED lança livro sobre experiências de travestis em cumprimento de pena no Ceará



O Doutor em sociologia Francisco Elionardo de Melo Nascimento, professor dos cursos de Pedagogia e Direito da Faculdade FIED publicou recentemente, através da editora dialética, o seu livro intitulado "Travestilidades Aprisionadas", fruto de sua dissertação de mestrado concluída em 2018.


A obra trás relatos com foco em experiências de travestis que cumprem pena nos presídios do estado do Ceará, mas se estende a relatos relacionados a toda a comunidade LGBTQIA+. A ideia de transformar as narrativas obtidas durante os dois anos de pesquisa em livro surgiu enquanto o professor preparava seu trabalho final como mestrando em sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). A pesquisa ocorreu em três unidades prisionais do estado, sendo duas na capital Fortaleza e uma em Sobral, região norte do estado.


Sobre a pesquisa, o autor destaca principalmente o ineditismo no país no que se relaciona a escrita para este gênero. "O livro é um marco nos estudos sobre prisões em dois sentidos principais. O primeiro é o fato de trazer um policial penal pesquisando gênero e sexualidade e o aprisionamento, transgredindo a formulação de que os profissionais devem pesquisar fatos relacionados a sua atuação, e o segundo tem relação ao fato de ter alguém de dentro da prisão falando sobre o aprisionamento e tendo como objeto pessoas LGBTQIA+ aprisionadas. Um marco nos estudos prisionais brasileiros". Comentou.


"Eu me sinto muito feliz por ver os contornos que a dissertação tomou, em forma de livro, e acredito que essa obra vai ser uma referência para pensar as questões que dizem respeito as políticas de aprisionamento de membros da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, principalmente no que se relaciona as questões sociológicas sobre prisões". Concluiu o professor.


Publicando seu primeiro livro em 2022, Elionardo tem vasta experiência enquanto pesquisador etnógrafo, compõe a equipe de pesquisa do laboratório de pesquisas sobre conflitualidade e violência (COVIO/UECE), atua como docente universitário dos cursos de Pedagogia e Direito da FIED e como policial penal do Ceará. Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela UECE e trabalha com temáticas relacionadas a prisão, violência, dinâmicas criminais e seus atravessamentos de gênero, sexualidade e fronteiras. Há dez anos, ele desenvolve pesquisas em prisões do Ceará partindo do lugar relacional que ocupa, enquanto pesquisador e trabalhador.

47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page