(Reunião com acadêmicos/monitores de Iniciação Cientifica / Foto: Roberta Magda)
Os acadêmicos/monitores do projeto de iniciação científica ImunizAÇÃO do curso de Enfermagem da Faculdade FIED tiveram os resultados de sua pesquisa publicados no periódico científico internacional, International Journal of Development Research - IJDR, de classificação Capes - Qualis A2. O trabalho intitulado “Motivos de hesitação e atraso vacinal vivenciados na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa." teve a orientação do professor David Gomes Araújo Júnior e contou com a colaboração das professoras Jordânia Marques de Oliveira Freire e Roberta Magda Martins Moreira.
O artigo trata da percepção e conhecimento dos usuários acerca da vacinação na estratégia de saúde da família e teve como objetivo estudar o comportamento da população em relação a vacinação, apontando alguns dos principais motivos encontrados para a hesitação no início e para completar o processo de imunização. Os resultados apresentados provam a existência de preocupações em relação a segurança, eficácia, local de fabricação e tempo de desenvolvimento, preocupações em relação às reações e efeitos adversos, falta de informações em relação às vacinas, a baixa percepção do risco de adquirir doenças evitáveis por vacinas, crenças pessoais e dificuldades e a disponibilidade, acessibilidade e o apelo dos serviços de imunização.
Para os autores, este resultado representa uma forma de buscar solucionar, através dos pontos identificados pelas pesquisas em bases de dados, os déficits relacionados a desinformação em relação ao SUS e aos projetos de vacinação no Brasil com o objetivo de trabalhar estratégias para que os índices de atraso e hesitação vacinal diminuam.
Para o professor David Junior, orientador do projeto, o presente artigo traz a importância de evidenciar outras áreas de atuação proporcionadas pela profissão como o desenvolvimento de pesquisas, num momento em que a pesquisa tem obtido uma maior valorização e essa participação desperta no acadêmico essa possibilidade, algo que se reflete na formação e na pós-formação.
"Além da devolutiva para o acadêmico, durante o seu processo formativo, temos também a devolutiva para a sociedade pois essas pesquisa contribuem trazendo novas informações para a valorização do processo de produção da ciência e no cuidado do indivíduo, um avanço dentro da saúde pública e da saúde como um todo." Ressaltou.
Confira a publicação completa: https://bit.ly/EnfFIEDIJDR
Sobre o Curso de Enfermagem da FIED
O curso de Enfermagem (Bacharelado) da FIED tem como objetivo a formação de Enfermeiros qualificados em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano, de forma integral e ética, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e do sistema complementar, visando à atuação sobre os fatores sociais determinantes no processo saúde-doença e no desenvolvimento da prática assistencial, administrativa, ensino e pesquisa, seja no ambiente hospitalar, ambulatorial, comunitário ou domiciliar, intervindo com criatividade e responsabilidade nessas áreas. O mercado de trabalho está em expansão na área de enfermagem, principalmente, dentro da política governamental de “Promoção da Saúde”, devido ao incentivo criado pelos programas do Ministério da Saúde, como a “Estratégia de Saúde da Família” (ESF). O profissional formado nesta instituição estará capacitado para atuar em todos os âmbitos em consonância com as políticas públicas de saúde.
O processo seletivo para as turmas de 2022.1 está aberto para o curso e está disponível em: vestibularemtiangua.com.br.
Comments