A Diretora Geral da Faculdade Uninta Tianguá, professora Mestra Cynira Késia Rodrigues Ponte sampaio e o Coordenador do Curso de Direito, Tiago Amorim Nogueira, participaram nesta sexta-feira, 18, da inauguração do espaço da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Tianguá. O espaço zela pela defesa dos direitos da mulher, acolhendo as vítimas de violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual e encaminhando as denúncias para os órgãos competentes.
O equipamento funcionará através de uma parceria entre o Ministério Público, a Defensoria do Estado, o SEBRAE, SINE e as Faculdades FIED e Uninta Tianguá. Durante o evento, foi assinado o termo de parceria onde a Faculdade Uninta irá contribuir com os atendimentos realizados de forma a fortalecer a prática de extensão, mas também em um ato de compromisso com a Responsabilidade Social adotada pela instituição.
O espaço é uma idealização da gestão do Vereador Elvis Lima, presidente da câmara dos vereadores, e terá como Procuradora a Vereadora Nadir Nunes.
Durante a cerimônia, a agora Procuradora Especial da Mulher falou sobre a importância deste ato para a sociedade Tianguaense.
"Ter um espaço renovado, estruturado, acolhedor e com uma equipe multidisciplinar será encorajador para muitas cidadãs buscarem ajuda. Acreditamos que será mais um lugar de acesso aos direitos femininos e que poderá transformar a vida de muitas tianguaenses", destacou a vereadora.
O presidente da Câmara, Elvis Lima, reconheceu o apoio de todos os órgãos envolvidos para a implantação da Procuradoria Especial.
"Políticas públicas para mulheres não se faz só. Todos que estão aqui são extremamente importantes para este dia”, frisou o parlamentar.
Após a solenidade de inauguração, os presentes acompanharam uma apresentação de cordel sobre a violência da mulher, realizada pela acadêmica do Curso de Direito da Faculdade Uninta Tianguá, Elisângela Soares.
O evento contou com a presença de diversas autoridades do poder legislativo, executivo e judiciário de toda a região que foram agraciados com uma palestra promovida pelo Ministério público com a Doutora Lucy Antonella, que abordou a normalização das formas de violência contra a mulher e também os meios de prevenção da mesma.
Espera-se que a parceria possa trazer à sociedade diversos benefícios e possa atuar como forma de garantia de uma melhor assistência e um tratamento qualificado para as mulheres em situação de violência e vulnerabilidade.
Comments