blog_fied.png

Docente em Evidência: Professor da FIED tem artigo publicado em Revista Internacional

Atualizado: 17 de nov. de 2021


(Grupo de pesquisa executando o trabalho. Foto: Arquivo pessoal)


O Projeto “Docente em Evidência”, inicia suas ações destacando o Professor do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Faculdade FIED, Prof. Dr. João Paulo Cajazeira, que publicou o artigo Ecophysiology and production of red pitaya under different light conditions, no periódico AJCS – Australian Journal of Crop Science, v. 9, p. 1130, 2021, com QUALIS A2.


O artigo publicado pelo Prof. Dr. João Paulo aborda a produção frutícola, especificamente a cultura da pitaia vermelha. "Comercialmente, é sabido que a qualidade dos frutos parte de sua aparência, portanto frutos amarelados, mal formados, com aparência rugosa dificilmente chama a atenção dos consumidores. Pensando nisso, os autores deste trabalho objetivaram avaliar a produção da cultura em questão sob diferentes intensidades luminosas, no que tange o crescimento, anatomia, pigmentos fotossintéticos e trocas gasosas do pomar implantado no município de Fortaleza (CE)." Enfatizou o professor.


Vale ressaltar que o estudo foi publicado pelo Grupo de Pesquisa composto por outros sete professores, Edmilson Igor Bernardo Almeida, autor principal; Márcio Cleber de Medeiros Corrêa; Rosilene Oliveira Mesquita; Maria Izabel Galão; Júlio César Do Vale; Marcelo de Sousa Silva e Ronialison Fernandes Queiroz.


A iniciativa do projeto “Docente em Evidência” visa reconhecer e divulgar as conquistas profissionais dos professores e gestores que atuam em nossa instituição, possibilitando um melhor conhecimento da comunidade acadêmica e dos colaboradores que nela atuam.


O Professor João Paulo é graduado em Engenharia Agronômica (2004), mestrado em Agronomia na área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Agronomia na área de concentração em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Foi bolsista de Extensão Tecnológica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) durante 2008-2011 na região do Baixo Jaguaribe, gerenciando projetos de extensão nas áreas de solos, fitotecnia, engenharia agrícola e economia agrícola (17 projetos aprovados em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Universidade Federal do Ceará). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2011 a 2015, desenvolvendo trabalhos de pesquisas na área de produção vegetal (fruticultura) voltados para a cultura da Pitaia, além de ministrar parte da disciplina de fruticultura (culturas da bananeira e mamoeiro) voltada para o curso de graduação em agronomia da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor das disciplinas Sistemas de Cultivos Agrícolas e Química e Fertilidade dos Solos na Faculdade Ieducare, no município de Tianguá, estado do Ceará.


Para conhecer melhor a vida acadêmica do Prof. Me. João Paulo, acesse seu Currículo Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/5911932020402019.


Sobre o Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da FIED

O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da FIED, um dos únicos 12 cursos do Brasil, sendo o 2º curso do Ceará, se apresenta para a região como uma saída para produção agrícola sustentável e recuperação de áreas degradadas. O Engenheiro Agrícola e Ambiental está habilitado a solucionar problemas no âmbito das atividades agrícolas, envolvendo energia, áreas de solo e água, construções e eletrificação para fins rurais, máquinas e implementos agrícolas, geoprocessamento, impactos ambientais e controle de poluição. É o curso ideal para tem interesse na agricultura e no meio ambiente, podendo atuar profissionalmente em um deles ou em ambos.

33 visualizações0 comentário