top of page
blog_fied.png

Capacitação na FIED aborda Submissão de Projetos na Plataforma Brasil de forma Ética.



Com o objetivo de fortalecer os princípios éticos que regem a pesquisa, a Faculdade FIED promoveu um encontro de capacitação liderado pelo Profº Édie Mourão, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do Centro Universitário INTA (UNINTA), na manhã do dia 18 de agosto, no auditório da Faculdade Ieducare - FIED. O encontro contou com a participação de coordenadores e docentes e abordou sobre "Submissão e Análise de Projetos na Plataforma Brasil". Essa iniciativa, conduzida em colaboração com a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social (COPEEX), encoraja práticas de pesquisa responsáveis e em conformidade com os protocolos estabelecidos.


A capacitação, ministrada pelo Profº Édie, proporcionou uma imersão profunda na complexidade do processo de submissão de projetos de pesquisa à Plataforma Brasil. Com a atenção voltada para os docentes da instituição, a sessão reforçou a importância de seguir os preceitos fundamentais estabelecidos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) e na Resolução 510/2016 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CNC/MS), bem como outras normas regulatórias da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).


A Profª Mary Helen Aragão, à frente da COPEEX, esclareceu que “o encontro tinha como propósito oferecer uma compreensão aprofundada das etapas de submissão e análise de projetos, promovendo uma abordagem alinhada com os parâmetros éticos vigentes”.


Durante a capacitação, os participantes foram guiados por um panorama abrangente dos procedimentos necessários para submeter projetos de pesquisa de maneira ética e rigorosa. A ação busca não apenas reforçar o compromisso da instituição com a integridade da pesquisa científica de forma responsável e com a excelência acadêmica, mas também em aprimorar a qualidade das investigações realizadas sob sua base.


27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page