top of page
blog_fied.png

Acadêmicos de Engenharia Agrícola e Ambiental da FIED realizam aula de campo e visita a Tecflores.

Atualizado: 7 de nov. de 2022



No último dia 29/09 os acadêmicos do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da FIED, membros do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Sustentável na Agricultura – GEDESA, realizaram um dia campo sobre Manejo da Água na Agricultura Irrigada, na Escola de Floricultura de São Benedito – Tecflores, com a participação de Estudantes, produtores locais e Técnicos. O momento foi conduzido pelos professores Ademir Menezes e Carlos Henrique, docentes da FIED e pela professora Patrícia Moreira, da Tecflores.


O Grupo vem desenvolvendo pesquisas com estudantes de Iniciação Científica da FIED em temas relacionados ao Manejo de Solo e Água sob a liderança do Prof. Me. Ademir Menezes. A programação do evento teve uma abordagem de avaliação prática de sistemas de irrigação por gotejamento e microaspersão, os desafios e potencialidades da floricultura na região da Ibiapaba e foi finalizada com uma abordagem teórica sobre Economia no uso de água na agricultura. Além disso, o público teve oportunidade de fazer uma visita técnica guiada na Empresa de Floricultura Reijers.


Durante a abertura da programação, o prof. Ademir Menezes ressaltou a importância do Dia de Campo para evidenciar as técnicas que são aperfeiçoadas por ocasião da pesquisa de campo, deste modo, os produtores e técnicos podem utilizar e adotar, nas suas propriedades, novos conhecimentos referentes ao manejo da água na agricultura, no sentido de economizar este recurso tão precioso, tendo em vista que, na nossa região, a água não é farta, por isso, os poços tubulares (poços profundos) apresentam baixa vazão.


Sobre o Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da FIED

O curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental da FIED, um dos únicos 12 cursos do Brasil, sendo o 2º curso do Ceará, se apresenta para a região como uma saída para produção agrícola sustentável e recuperação de áreas degradadas. O Engenheiro Agrícola e Ambiental está habilitado a solucionar problemas no âmbito das atividades agrícolas, envolvendo energia, áreas de solo e água, construções e eletrificação para fins rurais, máquinas e implementos agrícolas, geoprocessamento, impactos ambientais e controle de poluição. É o curso ideal para tem interesse na agricultura e no meio ambiente, podendo atuar profissionalmente em um deles ou em ambos.


O Processo Seletivo para as turmas de 2023.1 segue aberto para o curso e está disponível em: vestibularemtiangua.com.br.

18 visualizações0 comentário
bottom of page