
SOMOS O SEAD
O Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente (SEAD) é um serviço ofertado gratuitamente pela Faculdade Ieducare – FIED, com o intuito de favorecer o processo de adaptação do estudante ao Ensino Superior e potencializar seu desenvolvimento e formação. Tratam-se de demandas suscetíveis de atendimento pelo SEAD as de cunho psicopedagógico, como as relacionadas ao desempenho acadêmico, dificuldades de organização e gestão de tempo, assim como as de cunho psicológico, como demandas emocionais e de socialização.
EMAIL: sead@fied.edu.br
Contato: (88) 9.9309-2330
OBJETIVO
Orientação Educacional no apoio aos acadêmicos, melhorando o processo de convivência acadêmica envolvendo os aspectos (cognitivos, afetivos, sociais).
Metodologia dialógica: trabalha as relações interpessoais e reitera que é importante ouvir o acadêmico. A fala do acadêmico é elemento de avaliação do processo ensino-aprendizagem individual e do grupo.
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO SEAD
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Acolhimento aos calouros, visando à integração e ambientação dos discentes a IES em todo início de semestre.
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Acompanhamento das relações discentes, docentes e coordenadores.
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Atendimento aos acadêmicos, encaminhando – os aos serviços especializados quando necessário.
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Mediação nos processos de orientação e acompanhamento aos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, como também em dificuldades emocionais, relacionais, vocacionais e outras que se caracterizam como necessidades educacionais de aprendizagem;
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Registro, controle e acompanhamento de atendimentos realizados junto às coordenações, professores e alunos.
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Realização de planejamento e ações de intervenção em sala de aula, quando necessário.
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Acompanhamento junto às coordenações no que diz respeito aos índices de aproveitamento, frequência às aulas, evasão e demais atividades acadêmicas.
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Busca Ativa dos alunos com pedidos de trancamento de curso ou faltas constantes;
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Disponibilização de um espaço de escuta terapêutica sem nenhum ônus extra ao estudante da Faculdade Ieducare - FIED, com o intuito de aprofundar o autoconhecimento do sujeito, possibilitando uma melhor compreensão e ressignificação de sua história acadêmica, pessoal e/ou profissional.
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Desenvolvimento de ações que favoreçam a política inclusiva, com a vivência de uma cultura de inclusão, fundamentada no princípio da diversidade, estimulando o respeito e o convívio com as diferenças individuais;
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Aplicação de avaliação psicopedagógica aos alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou portadores de necessidades especiais, com vistas ao seu pleno desenvolvimento;
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Desenvolvimento de ações que ampliam a capacidade dos estudantes em seu desenvolvimento biológico, psicossocial, espiritual, social e acadêmico de forma a construir sua identidade psicossocial e profissional;
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Orientação quanto aos processos de estudo e aos processos externos vivenciados pelo discente otimizando a informação e comunicação;
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Acompanhamento e orientação educacional trabalhando as dificuldades dos alunos no contexto amplo de educação (aspectos, cognitivos, afetivos e psicopedagógicos) nos aspectos social, econômico e pedagógico;
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Atendimento psicopedagógico voltado as demandas referentes aos aspectos social e pedagógico;
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Aconselhamento psicológico na modalidade de plantão;
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Atendimento psicológico;
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Acompanhamento e aconselhamento profissional aos acadêmicos de 1° e 2° semestre;
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Eventos de apoio e integração dos egressos;
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Formação continuada de Líderes de Turma;
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Acompanhamento aos Centros Acadêmicos;
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Acompanhamento dos acadêmicos que apresentam dificuldades de aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas em cada curso.
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Atendimento aos alunos do ensino de graduação, pós-graduação, comunidade acadêmica;
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QUEM SOMOS:A Coordenação de Estágios é o setor responsável pelo gerenciamento das informações relativas a Estágios dos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da FIED vinculada à Direção Acadêmica. O estágio é considerado, segundo a legislação vigente, um componente curricular que integra o Núcleo de Formação Complementar e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), objetivando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e possibilita o estudante aplicar e aperfeiçoar os conteúdos estudados durante o curso e que desenvolva habilidades no que se refere aos relacionamentos pessoais e interpessoais, e a preparação para uma vida cidadã e profissional. É de responsabilidade desta coordenação a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Ieducare - FIED e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de acadêmicos estagiários.
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OS OBJETIVOS DA POLÍTICA DE ESTÁGIOS SÃO:– Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso; – Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva; – Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos; – Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes; – Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários. É obrigatória a conclusão e aprovação do estágio para a colação de grau conforme DCN do curso. É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.
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MODALIDADES DE ESTÁGIOO estágio é realizado através de programação detalhada pelo aluno de acordo com as características do curso, e executado mediante instrumento legal (convênio e termo de compromisso) firmado entre a Instituição e a Empresa. Há duas modalidades de Estágio: o Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular. · Estágios Obrigatório ou Curricular: O Estágio Obrigatório/Curricular deve estimular a relação ensino-aprendizagem e buscar consolidar os objetivos: o Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças caso seja necessário; o Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidade de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações educacionais e da comunidade; o Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações educacionais, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; Assim, a política de Estágios da Faculdade Ieducare - FIED considera que as atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Portanto, afirmamos que é considerado a ponte para o desenvolvimento intelectual do estudante e, inevitavelmente, o caminho para a preparação e a consequente inserção no mercado de trabalho. · Estágios Não Obrigatório ou Extracurricular: É um conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante na Comunidade, Empresas e Instituições, o Estágio Não Obrigatório/Extracurricular visa ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na IES, devidamente acompanhado pelo supervisor responsável e pela Instituição de Ensino. A IES recebe informações dos Agentes de Integração que têm como objetivo a captação de oportunidades, administração do programa, formalização da situação do estagiário, em conformidade com a Legislação vigente específica. O estágio Não Obrigatório/Extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e frequentando as aulas do curso. Benefícios do Estágio Não Obrigatório/Extracurricular: ü Acelera a formação profissional; ü Possibilita aplicar os conhecimentos obtidos na Instituição; ü Estimula a vocação para o estudo; ü Facilita a escolha da futura profissão; ü Proporciona um contato com o futuro ambiente profissional; ü Possibilita perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional; ü Propicia melhor relacionamento humano; ü Estimula a criatividade; ü Permite conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento das empresas.
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ATENDIMENTO PRESENCIAL AO DISCENTE:O Discente pode receber atendimento presencial comparecendo a Coordenação de Estágio para esclarecer dúvidas sobre procedimentos acadêmicos relacionados ao estágio. A Coordenação de Estágio está à disposição dos acadêmicos diariamente nos seguintes horários: Segunda: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: CCS - 17:00 às 21:00h Terça: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: Direito (Shopping) - 17:00 às 21:00h Quarta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Quinta: Manhã: CCS - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Sexta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h
PROGRAMAS PERMANENTES
EQUIPE
KÁTIA MARIA DE AGUIAR FREIRE

Mestre em Ciências da Educação – (UTIC); Especialista em Psicopedagogia Institucional (INTA), Neuropsicopedagoga Institucional e Clinica – (ICSH); Gestão e Supervisão Escolar - (INTA); Graduada em Pedagogia (UVA); Habilitada em Biologia. Atualmente é Coordenadora do Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente - SEAD. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade Ieducare – FIED e da Faculdade Uninta Tianguá.
Professora da graduação em Pedagogia da Faculdade Ieducare – FIED. Atua como psicopedagoga clínica e consultoria na área institucional. Professora convidada da Especialização em Psicopedagogia da FIED, atuando principalmente nas seguintes áreas de conhecimento: Psicopedagogia; Aprendizagem e Desenvolvimento; Transtornos de Aprendizagem, Avaliação, Prevenção e Intervenção Psicopedagógica; Educação Especial e Inclusiva; Formação de Professores para Práticas Inclusiva; Ministra cursos e palestras.
IRES LATIERE VIEIRA FEIJÃO PONTE

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pelo UNINTA (2020). Especialista em Secretariado Executivo. Secretaria Exceutiva do Seviço de acompanhamento aos Discente e Docente – SEAD. Secretaria da Comissão Própria de Avaliação - CPA. Psicopedagoga Institutional da Faculdade Ieducare FIED.
LIDIMARA MARTINS ABREU

Especialista em Saúde Mental (2018). Especialista em Clínica Analítico Comportamental (2023.1). Graduada em Psicologia (2019.1). Atualmente é psicóloga na Faculdade Ieducare - FIED, em Tianguá-Ce. Trabalhou como Professora do Curso de Psicologia no Centro Universitário-UNINTA (2021). Foi bolsista do Projeto de Pesquisa: "Juventude, Protagonismo e Educação: A escola como espaço de desenvolvimento dos potenciais de vida dos jovens" (2017-2018). Bolsista no estágio do Colégio Farias Brito (2018), com experiências voltadas para desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Atuou como Psicóloga do Centro de Referência e Assistente Social (CRAS), no Município de Hidrolândia-CE (2020). Temas de pesquisa: juventudes, desenvolvimento humano, educação e políticas públicas. Possui experiência com apoio psicológico a estudantes com dificuldades/transtornos de aprendizagem e educação inclusiva no ensino superior.
ALANA MARIA ARAÚJO PESSOA

Possui graduação em Psicologia pela Uninassau. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unichristus. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Estácio FIC. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pela CBI OF MIAMI. Foi Psicóloga Social no Centro de Referência de Assistência Social, atualmente é Psicóloga Clínica com atendimentos do público Adolescente e Adultos e Psicóloga Institucional da Faculdade FIED. Os estudos se concentram nas áreas: Psicologia clínica, Saúde mental, Suicídio, Adolescentes e área da saúde.

CARPEGIANE DOS SANTOS NEVES
Carpegiane dos Santos Neves. Possui graduação em TEOLOGIA pela Faculdade Adventista da Bahia(2017), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário FIEO(2021) e especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Campos Elíseos(2021). Tem experiência como Pastor Escolar (Capelão) e professor de religião do fundamental II e médio. Ministra cursos, palestras e meditações para adolescentes, Jovens e Casais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1269557664943436
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QUEM SOMOS:A Coordenação de Estágios é o setor responsável pelo gerenciamento das informações relativas a Estágios dos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da FIED vinculada à Direção Acadêmica. O estágio é considerado, segundo a legislação vigente, um componente curricular que integra o Núcleo de Formação Complementar e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), objetivando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e possibilita o estudante aplicar e aperfeiçoar os conteúdos estudados durante o curso e que desenvolva habilidades no que se refere aos relacionamentos pessoais e interpessoais, e a preparação para uma vida cidadã e profissional. É de responsabilidade desta coordenação a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Ieducare - FIED e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de acadêmicos estagiários.
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OS OBJETIVOS DA POLÍTICA DE ESTÁGIOS SÃO:– Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso; – Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva; – Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos; – Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes; – Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários. É obrigatória a conclusão e aprovação do estágio para a colação de grau conforme DCN do curso. É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.
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MODALIDADES DE ESTÁGIOO estágio é realizado através de programação detalhada pelo aluno de acordo com as características do curso, e executado mediante instrumento legal (convênio e termo de compromisso) firmado entre a Instituição e a Empresa. Há duas modalidades de Estágio: o Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular. · Estágios Obrigatório ou Curricular: O Estágio Obrigatório/Curricular deve estimular a relação ensino-aprendizagem e buscar consolidar os objetivos: o Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças caso seja necessário; o Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidade de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações educacionais e da comunidade; o Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações educacionais, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; Assim, a política de Estágios da Faculdade Ieducare - FIED considera que as atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Portanto, afirmamos que é considerado a ponte para o desenvolvimento intelectual do estudante e, inevitavelmente, o caminho para a preparação e a consequente inserção no mercado de trabalho. · Estágios Não Obrigatório ou Extracurricular: É um conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante na Comunidade, Empresas e Instituições, o Estágio Não Obrigatório/Extracurricular visa ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na IES, devidamente acompanhado pelo supervisor responsável e pela Instituição de Ensino. A IES recebe informações dos Agentes de Integração que têm como objetivo a captação de oportunidades, administração do programa, formalização da situação do estagiário, em conformidade com a Legislação vigente específica. O estágio Não Obrigatório/Extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e frequentando as aulas do curso. Benefícios do Estágio Não Obrigatório/Extracurricular: ü Acelera a formação profissional; ü Possibilita aplicar os conhecimentos obtidos na Instituição; ü Estimula a vocação para o estudo; ü Facilita a escolha da futura profissão; ü Proporciona um contato com o futuro ambiente profissional; ü Possibilita perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional; ü Propicia melhor relacionamento humano; ü Estimula a criatividade; ü Permite conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento das empresas.
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ATENDIMENTO PRESENCIAL AO DISCENTE:O Discente pode receber atendimento presencial comparecendo a Coordenação de Estágio para esclarecer dúvidas sobre procedimentos acadêmicos relacionados ao estágio. A Coordenação de Estágio está à disposição dos acadêmicos diariamente nos seguintes horários: Segunda: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: CCS - 17:00 às 21:00h Terça: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: Direito (Shopping) - 17:00 às 21:00h Quarta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Quinta: Manhã: CCS - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Sexta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h
COMO ACESSAR O SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO DISCENTE E DOCENTE – SEAD?
O serviço pode ser acessado por meio de agendamento na Secretaria do Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente – SEAD, ou através do telefone: (88) 993092330 ou pelo E- mail; sead@fied.edu.br .