top of page
s3.png
SOMOS O SEAD

O Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente (SEAD) é um serviço ofertado gratuitamente pela Faculdade Ieducare – FIED, com o intuito de favorecer o processo de adaptação do estudante ao Ensino Superior e potencializar seu desenvolvimento e formação. Tratam-se de demandas suscetíveis de atendimento pelo SEAD as de cunho psicopedagógico, como as relacionadas ao desempenho acadêmico, dificuldades de organização e gestão de tempo, assim como as de cunho psicológico, como demandas emocionais e de socialização.

EMAIL: sead@fied.edu.br

Contato: (88) 9.9309-2330

OBJETIVO

Orientação Educacional no apoio aos acadêmicos, melhorando o processo de convivência acadêmica envolvendo os aspectos (cognitivos, afetivos, sociais).

Metodologia dialógica: trabalha as relações interpessoais e reitera que é importante ouvir o acadêmico. A fala do acadêmico é elemento de avaliação do processo ensino-aprendizagem individual e do grupo.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO SEAD
  • Acolhimento aos calouros, visando à integração e ambientação dos discentes a IES em todo início de semestre.

  • Acompanhamento das relações discentes, docentes e coordenadores.

  • Atendimento aos acadêmicos, encaminhando – os aos serviços especializados quando necessário.

  • Mediação nos processos de orientação e acompanhamento aos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, como também em dificuldades emocionais, relacionais, vocacionais e outras que se caracterizam como necessidades educacionais de aprendizagem;

  • Registro, controle e acompanhamento de atendimentos realizados junto às coordenações, professores e alunos.

  • Realização de planejamento e ações de intervenção em sala de aula, quando necessário.

  • Acompanhamento junto às coordenações no que diz respeito aos índices de aproveitamento, frequência às aulas, evasão e demais atividades acadêmicas.

  • Busca Ativa dos alunos com pedidos de trancamento de curso ou faltas constantes;

  • Disponibilização de um espaço de escuta terapêutica sem nenhum ônus extra ao estudante da Faculdade Ieducare - FIED, com o intuito de aprofundar o autoconhecimento do sujeito, possibilitando uma melhor compreensão e ressignificação de sua história acadêmica, pessoal e/ou profissional. 

  • Desenvolvimento de ações que favoreçam a política inclusiva, com a vivência de uma cultura de inclusão, fundamentada no princípio da diversidade, estimulando o respeito e o convívio com as diferenças individuais;

  • Aplicação de avaliação psicopedagógica aos alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou portadores de necessidades especiais, com vistas ao seu pleno desenvolvimento;

  • Desenvolvimento de ações que ampliam a capacidade dos estudantes em seu desenvolvimento biológico, psicossocial, espiritual, social e acadêmico de forma a construir sua identidade psicossocial e profissional;

  • Orientação quanto aos processos de estudo e aos processos externos vivenciados pelo discente otimizando a informação e comunicação;

  • Acompanhamento e orientação educacional trabalhando as dificuldades dos alunos no contexto amplo de educação (aspectos, cognitivos, afetivos e psicopedagógicos) nos aspectos social, econômico e pedagógico;

  • Atendimento psicopedagógico voltado as demandas referentes aos aspectos social e pedagógico;

  • Aconselhamento psicológico na modalidade de plantão;

  • Atendimento psicológico;

  • Acompanhamento e aconselhamento profissional aos acadêmicos de 1° e 2° semestre;

  • Eventos de apoio e integração dos egressos;

  • Formação continuada de Líderes de Turma;

  • Acompanhamento aos Centros Acadêmicos;

  • Acompanhamento dos acadêmicos que apresentam dificuldades de aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas em cada curso.

  • Atendimento aos alunos do ensino de graduação, pós-graduação, comunidade acadêmica;

  • QUEM SOMOS:
    A Coordenação de Estágios é o setor responsável pelo gerenciamento das informações relativas a Estágios dos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da FIED vinculada à Direção Acadêmica. O estágio é considerado, segundo a legislação vigente, um componente curricular que integra o Núcleo de Formação Complementar e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), objetivando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e possibilita o estudante aplicar e aperfeiçoar os conteúdos estudados durante o curso e que desenvolva habilidades no que se refere aos relacionamentos pessoais e interpessoais, e a preparação para uma vida cidadã e profissional. É de responsabilidade desta coordenação a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Ieducare - FIED e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de acadêmicos estagiários.
  • OS OBJETIVOS DA POLÍTICA DE ESTÁGIOS SÃO:
    – Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso; – Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva; – Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos; – Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes; – Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários. É obrigatória a conclusão e aprovação do estágio para a colação de grau conforme DCN do curso. É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.
  • MODALIDADES DE ESTÁGIO
    O estágio é realizado através de programação detalhada pelo aluno de acordo com as características do curso, e executado mediante instrumento legal (convênio e termo de compromisso) firmado entre a Instituição e a Empresa. Há duas modalidades de Estágio: o Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular. · Estágios Obrigatório ou Curricular: O Estágio Obrigatório/Curricular deve estimular a relação ensino-aprendizagem e buscar consolidar os objetivos: o Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças caso seja necessário; o Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidade de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações educacionais e da comunidade; o Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações educacionais, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; Assim, a política de Estágios da Faculdade Ieducare - FIED considera que as atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Portanto, afirmamos que é considerado a ponte para o desenvolvimento intelectual do estudante e, inevitavelmente, o caminho para a preparação e a consequente inserção no mercado de trabalho. · Estágios Não Obrigatório ou Extracurricular: É um conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante na Comunidade, Empresas e Instituições, o Estágio Não Obrigatório/Extracurricular visa ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na IES, devidamente acompanhado pelo supervisor responsável e pela Instituição de Ensino. A IES recebe informações dos Agentes de Integração que têm como objetivo a captação de oportunidades, administração do programa, formalização da situação do estagiário, em conformidade com a Legislação vigente específica. O estágio Não Obrigatório/Extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e frequentando as aulas do curso. Benefícios do Estágio Não Obrigatório/Extracurricular: ü Acelera a formação profissional; ü Possibilita aplicar os conhecimentos obtidos na Instituição; ü Estimula a vocação para o estudo; ü Facilita a escolha da futura profissão; ü Proporciona um contato com o futuro ambiente profissional; ü Possibilita perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional; ü Propicia melhor relacionamento humano; ü Estimula a criatividade; ü Permite conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento das empresas.
  • ATENDIMENTO PRESENCIAL AO DISCENTE:
    O Discente pode receber atendimento presencial comparecendo a Coordenação de Estágio para esclarecer dúvidas sobre procedimentos acadêmicos relacionados ao estágio. A Coordenação de Estágio está à disposição dos acadêmicos diariamente nos seguintes horários: Segunda: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: CCS - 17:00 às 21:00h Terça: Manhã: FIED ­- 08: 00 às 12:00h Noite: Direito (Shopping) - 17:00 às 21:00h Quarta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Quinta: Manhã: CCS - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Sexta: Manhã: FIED ­- 08: 00 às 12:00h

PROGRAMAS PERMANENTES

EQUIPE

KÁTIA MARIA DE AGUIAR FREIRE

katia novo.png

Mestre em Ciências da Educação – (UTIC); Especialista em Psicopedagogia Institucional (INTA), Neuropsicopedagoga Institucional e Clinica – (ICSH); Gestão e Supervisão Escolar - (INTA); Graduada em Pedagogia (UVA); Habilitada em Biologia. Atualmente é Coordenadora do Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente - SEAD. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA da  Faculdade Ieducare – FIED e da Faculdade Uninta Tianguá.

 Professora da graduação em Pedagogia da Faculdade Ieducare – FIED.  Atua como psicopedagoga clínica e consultoria na área institucional. Professora convidada da Especialização em Psicopedagogia da FIED, atuando principalmente nas seguintes áreas de conhecimento: Psicopedagogia; Aprendizagem e Desenvolvimento; Transtornos de Aprendizagem, Avaliação, Prevenção e Intervenção Psicopedagógica; Educação Especial e Inclusiva; Formação de Professores para Práticas Inclusiva; Ministra cursos e palestras.

Lates : http://lattes.cnpq.br/9361251040491254 

IRES LATIERE VIEIRA FEIJÃO PONTE

iris novo.png

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pelo UNINTA (2020). Especialista em Secretariado Executivo. Secretaria Exceutiva do Seviço de acompanhamento aos Discente e Docente – SEAD. Secretaria da Comissão Própria de Avaliação - CPA. Psicopedagoga Institutional da Faculdade Ieducare FIED.

Lattes : http://lattes.cnpq.br/3219118325747573

 LIDIMARA MARTINS ABREU

lidimara novo.png

Especialista em Saúde Mental (2018). Especialista em Clínica Analítico Comportamental (2023.1). Graduada em Psicologia (2019.1). Atualmente é psicóloga na Faculdade Ieducare - FIED, em Tianguá-Ce. Trabalhou como Professora do Curso de Psicologia no Centro Universitário-UNINTA (2021). Foi bolsista do Projeto de Pesquisa: "Juventude, Protagonismo e Educação: A escola como espaço de desenvolvimento dos potenciais de vida dos jovens" (2017-2018). Bolsista no estágio do Colégio Farias Brito (2018), com experiências voltadas para desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Atuou como Psicóloga do Centro de Referência e Assistente Social (CRAS), no Município de Hidrolândia-CE (2020). Temas de pesquisa: juventudes, desenvolvimento humano, educação e políticas públicas. Possui experiência com apoio psicológico a estudantes com dificuldades/transtornos de aprendizagem e educação inclusiva no ensino superior.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2128904661422241

ALANA MARIA ARAÚJO PESSOA

alana psico.png

Possui graduação em Psicologia pela Uninassau. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unichristus. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Estácio FIC. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pela CBI OF MIAMI. Foi Psicóloga Social no Centro de Referência de Assistência Social, atualmente é Psicóloga Clínica com atendimentos do público Adolescente e Adultos e Psicóloga Institucional da Faculdade FIED. Os estudos se concentram nas áreas: Psicologia clínica, Saúde mental, Suicídio, Adolescentes e área da saúde.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6087957821274398

carpeje novo.png

CARPEGIANE DOS SANTOS NEVES

Carpegiane dos Santos Neves. Possui graduação em TEOLOGIA pela Faculdade Adventista da Bahia(2017), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário FIEO(2021) e especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Campos Elíseos(2021). Tem experiência como Pastor Escolar (Capelão) e professor de religião do fundamental II e médio. Ministra cursos, palestras e meditações para adolescentes, Jovens e Casais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1269557664943436

  • QUEM SOMOS:
    A Coordenação de Estágios é o setor responsável pelo gerenciamento das informações relativas a Estágios dos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da FIED vinculada à Direção Acadêmica. O estágio é considerado, segundo a legislação vigente, um componente curricular que integra o Núcleo de Formação Complementar e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), objetivando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e possibilita o estudante aplicar e aperfeiçoar os conteúdos estudados durante o curso e que desenvolva habilidades no que se refere aos relacionamentos pessoais e interpessoais, e a preparação para uma vida cidadã e profissional. É de responsabilidade desta coordenação a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Ieducare - FIED e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de acadêmicos estagiários.
  • OS OBJETIVOS DA POLÍTICA DE ESTÁGIOS SÃO:
    – Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso; – Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva; – Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos; – Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes; – Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários. É obrigatória a conclusão e aprovação do estágio para a colação de grau conforme DCN do curso. É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.
  • MODALIDADES DE ESTÁGIO
    O estágio é realizado através de programação detalhada pelo aluno de acordo com as características do curso, e executado mediante instrumento legal (convênio e termo de compromisso) firmado entre a Instituição e a Empresa. Há duas modalidades de Estágio: o Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular. · Estágios Obrigatório ou Curricular: O Estágio Obrigatório/Curricular deve estimular a relação ensino-aprendizagem e buscar consolidar os objetivos: o Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças caso seja necessário; o Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidade de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações educacionais e da comunidade; o Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações educacionais, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; Assim, a política de Estágios da Faculdade Ieducare - FIED considera que as atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Portanto, afirmamos que é considerado a ponte para o desenvolvimento intelectual do estudante e, inevitavelmente, o caminho para a preparação e a consequente inserção no mercado de trabalho. · Estágios Não Obrigatório ou Extracurricular: É um conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante na Comunidade, Empresas e Instituições, o Estágio Não Obrigatório/Extracurricular visa ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na IES, devidamente acompanhado pelo supervisor responsável e pela Instituição de Ensino. A IES recebe informações dos Agentes de Integração que têm como objetivo a captação de oportunidades, administração do programa, formalização da situação do estagiário, em conformidade com a Legislação vigente específica. O estágio Não Obrigatório/Extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e frequentando as aulas do curso. Benefícios do Estágio Não Obrigatório/Extracurricular: ü Acelera a formação profissional; ü Possibilita aplicar os conhecimentos obtidos na Instituição; ü Estimula a vocação para o estudo; ü Facilita a escolha da futura profissão; ü Proporciona um contato com o futuro ambiente profissional; ü Possibilita perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional; ü Propicia melhor relacionamento humano; ü Estimula a criatividade; ü Permite conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento das empresas.
  • ATENDIMENTO PRESENCIAL AO DISCENTE:
    O Discente pode receber atendimento presencial comparecendo a Coordenação de Estágio para esclarecer dúvidas sobre procedimentos acadêmicos relacionados ao estágio. A Coordenação de Estágio está à disposição dos acadêmicos diariamente nos seguintes horários: Segunda: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: CCS - 17:00 às 21:00h Terça: Manhã: FIED ­- 08: 00 às 12:00h Noite: Direito (Shopping) - 17:00 às 21:00h Quarta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Quinta: Manhã: CCS - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Sexta: Manhã: FIED ­- 08: 00 às 12:00h
COMO ACESSAR O SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO DISCENTE E DOCENTE – SEAD?

O serviço pode ser acessado por meio de agendamento na Secretaria do Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente – SEAD, ou através do telefone: (88) 993092330 ou pelo E- mail;  sead@fied.edu.br .

Agendamento Online
  • Apoio Pedagógico; Apoio Psicológico; Apoio Psicopedagógico;
bottom of page