top of page

Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social,
e Monitoria Acadêmica - COPEEX

A COPEEX é um órgão de apoio acadêmico responsável pelo assessoramento e acompanhamento dos programas de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social, e monitoria Acadêmica, tendo como atribuições: planejar e coordenar as atividades ligadas ao desenvolvimento da pesquisa, assim como, ser a responsável pelas políticas de extensão e atividades artístico-culturais e das ações de Responsabilidade Social, desenvolvidas pela Faculdade Ieducare-FIED, e a Curricularização da Extensão, promovendo a interação com a comunidade e contribuindo com as políticas públicas de inclusão e com o desenvolvimento sustentável local e regional, zelando pelo fiel cumprimento das normas regimentais.

As atividades são programadas e realizadas com a participação efetiva dos Cursos de Graduação, através dos Coordenadores e dos Gestores de Pesquisa e Extensão e Responsabilidade Social, Gestores de Atividade Complementar e Monitoria pertencentes ao Núcleo Docente Estruturante – NDE de cada Curso. Com esta estrutura organizacional a COPEEX viabiliza e articula as mais diversas ações envolvendo saberes múltiplos, competências e habilidades.

Os Programas assessorados e acompanhados pela COPEEX são:

Programa de Iniciação Científica – PROGIC

É um programa que visa oportunizar aos alunos experiência no processo de problematização da realidade e formulação do conhecimento, de forma sistemática e fundamentada, através da participação em todas as etapas da pesquisa.

Nas atividades de investigação realizadas por estudantes de graduação, no âmbito de projeto de pesquisa, a orientação é feita por pesquisador qualificado, e visam ao aprendizado de técnicas e métodos científicos, bem como ao desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade, no confronto direto com os problemas oriundos da pesquisa.

 

Programa de Grupo de Estudo – PROGRES

Tem por objetivo promover a cooperação mútua entre discentes e docentes que têm interesse comum por determinado tema para estudá-lo, visando a promoção de conhecimentos e permitir ao aluno a experiência acadêmica-pedagógica.

 

Programa de Extensão e Responsabilidade Social – PROERES

Constitui-se em um programa que visa disponibilizar a comunidade o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa, bem como, oportunizar aos alunos e a comunidade experiências de um conjunto de ações contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico.

O PROERES tem como finalidade interagir com os processos de ensino e de pesquisa e estabelecer uma relação de troca entre a instituição e outros setores sociais contribuindo para o desenvolvimento regional e para a superação de desigualdades sociais, possibilitando, ainda, a formação integral do nosso estudante, preparando-o para intervir na realidade em que vive. As ações de extensão são classificadas em programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços.

Programa de Monitoria Acadêmica – PROMAC

Promove o aperfeiçoamento do processo de formação profissional e a melhoria da qualidade do ensino, proporcionando uma visão globalizada da disciplina e vivências da relação entre teoria e prática através da participação efetiva dos monitores, juntamente com o professor-orientador, na construção dos processos pedagógicos, criando condições para o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente. Nessa perspectiva, a atividade do Programa de Monitoria objetiva valorizar a participação do acadêmico-monitor em atividades teóricas e práticas desenvolvidas com o professor-orientador junto aos demais discentes para esclarecimentos quanto ao conteúdo da(s) disciplina(s) e à resolução de problemas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem.

Todos os editais dos programas estão disponíveis e podem ser acompanhados através do site da Faculdade Ieducare-FIED.

Coordenação

Profª Mary Helen Aragão

progres.png
PROMAC.png
PROGIC.png
PROERES.png
bottom of page