top of page
blog_fied.png

7 benefícios de fazer uma faculdade

Atualizado: 28 de ago. de 2019



Fazer uma faculdade (curso superior) é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. A dúvida de muitos, jovens e adultos que querem ingressar em uma faculdade, é se realmente vale a pena. Analisando as possíveis vantagens e desvantagens, é possível afirmar que sim, vale a pena. Abaixo selecionamos os 7 principais benefícios de fazer uma faculdade para que você esteja mais confiante para ir em frente.

Adquirir conhecimento

Fazer uma faculdade te possibilita um vasto campo de conhecimento. E esse conhecimento não é apenas na sua área de estudos, e sim sobre direitos e deveres. Além de conhecimentos teóricos e maturidade profissional e pessoal, fazer uma faculdade, de possibilitar um melhor exercício da cidadania.

Ter um diferencial

Ter o diploma de uma boa faculdade te diferencia da concorrência e traz o reconhecimento do mercado de trabalho. É claro que ter uma formação universitária, não te garante sucesso profissional, porque isso vai depender de outros fatores. Mas além de algumas empresas exigirem a formação, ter uma faculdade te confere características de responsável e disciplinado, por ter conseguido concluir um ciclo de estudos.

Maior estabilidade

De acordo com o Índice de Empregabilidade do Ensino Superior, um estudo realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP), o desemprego afeta mais os profissionais sem diploma superior. Entre janeiro e março de 2018, a quantidade de pessoas com ensino superior completo empregadas subiu 2,2%, enquanto que o número total de pessoas com emprego no país caiu 27,8%. Ou seja, fazer uma faculdade te garante uma maior estabilidade mesmo diante as crises.

Maiores salários

Ainda de acordo com o Índice de Empregabilidade, os profissionais com faculdade têm salários mais altos em relação aos trabalhadores com apenas o Ensino Médio. O motivo dessa diferença é que, com um diploma superior, o reconhecimento do mercado de trabalho é diferenciado e você será considerado mais apto e com isso poderá ocupar cargos mais altos.

Melhor jornada de trabalho

Além dos salários mais atrativos, ter o diploma de uma faculdade, pode te garantir uma jornada de trabalho mais justa, benefício que pode aumentar ainda mais à medida que você se torna mais especializado.

Contatos profissionais

O Networking é muito importante para qualquer profissão. Na faculdade, além dos colegas da sala, você terá uma rede de contatos com os professores e outros profissionais da área que poderão ser indicativos de boas recomendações , parcerias e até mesmo negócios futuros.

Ingresso na carreira pública

Além da provável solidez da área de estudo, fazer uma faculdade ainda te dá à possibilidade de se candidatar a vagas dos concursos que oferecem bons cargos e salários, e ainda a estabilidade da carreira pública. Muitos deles têm como pré-requisito o diploma de curso superior.

Viu só como fazer uma faculdade pode melhorar sua vida profissional e pessoal? Se ainda está em dúvida sobre qual será o curso da sua graduação, acesse nosso site e conheça as opções.

Se gostou das dicas, siga nossas redes sociais e fique por dentro de muitas novidades do mundo acadêmico


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page