top of page
s3.png

Odontologia

Bacharelado

SOBRE O CURSO

Uma Medicina circunscrita a cavidade oral: eis o significado do brasão da Odontologia. Isso porque, durante anos, a Odontologia sempre foi uma ciência associada à área médica. Em alguns países, principalmente na Europa, a Odontologia ainda hoje é uma especialização da Medicina (o profissional se forma médico e se especializa no tratamento dental). No Brasil, o primeiro curso de Odontologia surgiu no ano de 1840 e estava vinculado à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Somente em 1911 o curso foi separado da Faculdade de Medicina.

Com o avanço da profissão, a Odontologia passou a atuar de forma independente, com curso de duração mínima de cinco anos e uma formação bastante abrangente, incluindo o estudo de disciplinas da área de Ciências Odontológicas, mas também da área de Ciências Biológicas e da Saúde como anatomia humana, patologia, bioquímica e biofísica, imunologia, fisiologia, epidemiologia, psicologia, antropologia, bioestatística ética e bioética.

Sobre o curso

MAIS INFORMAÇÕES

DURAÇÃO: 05 ANOS

TIPO: BACHARELADO

MODALIDADE: PRESENCIAL

Campos de Atuação

Ao longo dos anos, o trabalho do cirurgião-dentista evoluiu em paralelo com o avanço da ciência, tanto para a saúde bucal como para a estética. A tecnologia se tornou uma das maiores aliadas da profissão, sendo rotina o uso de recursos tecnológicos tais como anestesia eletrônica, planejamento digital do sorriso, uso de impressoras 3D, cirurgias guiadas, aparelhos ortodônticos invisíveis, microscopia em tratamento de canais, escaneamento intraoral e uso de tomografia computadorizada, tornando os tratamentos mais rápidos, seguros,, previsíveis e confortáveis aos pacientes.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o cirurgião-dentista brasileiro está entre os três melhores do mundo, junto com os suecos e americanos. Uma das maiores propulsoras da indústria odontológica é a pesquisa científica. O Brasil é o segundo país com o maior número de artigos publicados na área entre 1996 e 2020, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. O protagonismo brasileiro na Odontologia também atrai investimentos de fora. Empresas do mundo inteiro percebem isso e veem na Odontologia do Brasil uma oportunidade de expansão, a exemplo da empresa argentina MABB Biomaterial, líder no desenvolvimento de implantes dentários em zircônia.

Isso tudo é reflexo do ensino da Odontologia, que no Brasil, está entre os melhores do mundo com universidades no topo dos rankings de avaliação. É o caso da FIED, a melhor e maior faculdade da Serra da Ibiapaba (Ceará), cuja notoriedade se destaca pelo envolvimento de professores mestres, doutores e pesquisadores de grande renome, além de uma vasta estrutura educacional edificada em Tianguá com campus projetados e laboratórios específicos para o Curso de Odontologia.

 

Nosso diferencial:

  • Na FIED, os alunos do curso de Odontologia têm contato direto com ferramentas tecnológicas, atuando na realidade loco regional em todos os níveis de atenção à saúde, com práticas desde o primeiro semestre do curso e atuação gradativa no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do segundo semestre.

  • Áreas como Harmonização Facial, Odontologia Hospitalar, Reabilitação Oral, Estética (Dentística) e a Cirurgia estão mais aquecidas no mercado odontológico e a FIED já prepara nossos estudantes para o conhecimento destas disciplinas dentro da sua matriz do curso, que é moderna e compatível com as mais novas diretrizes curriculares nacionais para a Odontologia.

  • Participação em projetos de extensão, grupos de pesquisa e de iniciação científica exclusivos para o Curso, ofertados a cada semestre a todos os estudantes bem como preparatório para concursos ao longo de todo o curso por meio de Grupos de Estudo.

Existência efetiva de uma política de acompanhamento pedagógico na rotina de estudos dos alunos bem como acompanhamento psicopedagógico por equipe multiprofissional especializada.

campos e atuação

Objetivo

Com base na missão da Faculdade Ieducare FIED, em seus valores e  os pressupostos de sua política de desenvolvimento institucional e de seu projeto pedagógico institucional, os objetivos do Curso são direcionados para a formação de Cirurgiões- Dentistas com sólida capacitação técnico-científica, amparada em princípios de humanização e ética, inseridos em um contexto social local, direcionados a uma abordagem integral do processo saúde-doença e de equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, com vistas ao atendimento das necessidades da população brasileira, dentro de suas peculiaridades e nos diferentes níveis de Atenção à Saúde Bucal.

Objetivos

Objetivos Específicos

  • Respeitar os princípios éticos e legais inerentes ao exercício profissional;

  • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, entendendo e se comprometendo com o ser humano como um todo;

  • Atuar multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinarmente, com crescente eficiência e eficácia na promoção da saúde, baseado na convicção científica, de cidadania e de ética, evitando a fragmentação e compartimentalização na atenção à saúde;

  • Reconhecer a saúde como um direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como um conjunto conectado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema;

  • Sensibilizar para o reconhecimento de suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de problemas que fujam ao alcance da sua formação geral, atuando de forma ética e comprometida com a melhoria da saúde bucal e a promoção e preservação da saúde geral do paciente

  • Incentivar a busca da vigilância em saúde por meio de um conjunto de ações individuais e coletivas, situadas em todos os níveis de complexidade assistencial, voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde;

  • Exercer sua profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e compromisso social;

Objetivos especificos

Perfil do Egresso

O perfil do egresso do curso de graduação em Odontologia deverá incluir as seguintes características:

I - Profissional generalista, dotado de sólida fundamentação técnico-científica e ativo na construção permanente de seu conhecimento;

II - Humanístico e ético, atento à dignidade da pessoa humana e às necessidades individuais e coletivas, promotor da saúde integral e transformador da realidade em benefício da sociedade;

III - Apto à atuação em equipe, de forma interprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar;

IV - Proativo e empreendedor, com atitude de liderança;

V - Comunicativo, capaz de se expressar com clareza;

VI - Crítico, reflexivo e atuante na prática odontológica em todos os níveis de atenção à saúde;

VII - consciente e participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas.

Perfil do egresso

Competências e Habilidades

A competência é compreendida como a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, utilizando os recursos disponíveis em prol de iniciativas e ações que se expressem em desempenhos capazes de solucionar, com pertinência, oportunidade e sucesso, os desafios que se apresentam à prática profissional, em diferentes contextos do trabalho em saúde. A graduação em Odontologia da FIED tem por objetivo desenvolver nos egressos as competências gerais compreendidas nas seguintes categorias:

I - Atenção à saúde;

II - Tomada de decisões;

III - Comunicação;

IV - Liderança;

V - Gestão em saúde;

VI - Educação permanente.

Competências e Habilidades
bottom of page