top of page
s3.png

ENFERMAGEM

Bacharelado

Sobre o Curso

O curso de Bacharelado em Enfermagem possui duração de 05 anos, portanto, 10 semestres, possuindo uma carga horária total de 4455 horas, que integra disciplinas obrigatórias e não obrigatórias, Estágio Supervisionado, Extensão integrada as disciplinas e Atividades Complementares.
O curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Ieducare – FIED possui uma articulação teórica e prática desde o primeiro semestre, com laboratórios completos que possuem materiais de alta tecnologia em todos os contextos de atuação profissional, além de laboratórios virtuais e simulações reais, possibilitando a experimentação dos problemas reais no contexto da graduação, aproximando os acadêmicos do seu campo de atuação desde a graduação.
Portanto, os acadêmicos possuem aulas práticas desde o primeiro semestre, associado as ações de extensão conforme a Resolução nº7 de 18 de dezembro de 2018, que rege sobre a curricularização da extensão, em que os acadêmicos compreendem o contexto social, econômico e ambiental no qual estão inseridos, vivenciam os problemas na comunidade e a partir disso, realizam projetos de intervenção e ação para essas situações, desenvolvendo o senso crítico e reflexivo sobre o seu fazer e a sua importância perante a sociedade.
O acadêmico possui vivências práticas desde o 4º semestre nos diferentes níveis de atuação, desde atenção primária à saúde, atenção secundária e terciária em que a FIED possui convênio com todos os municípios da Serra da Ibiapaba além de equipamentos de saúde de referência na Região Norte do estado do Ceará possibilitando um vasto campo para os alunos.
Ademais, o acadêmico de Enfermagem da FIED possui oportunidades para participar de atividades extracurriculares, como Monitorias, projetos de pesquisa e extensão, grupo de estudo, eventos, minicursos e apresentações de trabalho, possibilitando ampliar a visão e a experiência dos acadêmicos nos diferentes campos de atuação da profissão.

sobre o curso

Campus de Atuação

COORDENAÇÃO DO CURSO:

Profa. Roberta Magda Martins Moreira

EMAIL:

cooordenacaoenfermagem@fied.edu.br

Conforme a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº625 de 2020, a Enfermagem possui 62 possibilidades de especialidades divididas em grandes áreas, a saber:
1) Enfermagem Aeroespacial;
2) Enfermagem Aquaviária;
3) Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional;
4) Assistência de Enfermagem em Anestesiologia;
5) Enfermagem em Assistência Domiciliária;
6) Enfermagem em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos;
7) Enfermagem em Cardiologia;
8) Enfermagem em Central de Material e Esterilização;
9) Enfermagem em Centro Cirúrgico;
10) Enfermagem em Cuidados Paliativos;
11) Enfermagem Dermatológica;
12) Enfermagem em Diagnóstico por Imagens;
13) Enfermagem em Doenças Infecciosas e parasitárias;
14) Enfermagem em Endocrinologia;
15) Enfermagem em Estética;
16) Enfermagem em Estomaterapia;
17) Enfermagem em Farmacologia;
18) Enfermagem Forense;
19) Enfermagem em Genética e Genômica;
20) Enfermagem em Hematologia;

21) Enfermagem em Hemoterapia;
22) Enfermagem Hiperbárica
23) Enfermagem no Manejo da Dor
24) Enfermagem em Nefrologia
25) Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia
26) Enfermagem Offshore
27) Enfermagem em Oftalmologia
28) Enfermagem em Oncologia
29) Enfermagem em Otorrinolaringologia
30) Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementar
31) Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção hospitalar
32) Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente
33) Enfermagem em Saúde Coletiva
34) Enfermagem em Saúde da Mulher
35) Enfermagem em Saúde do Adulto

36) Enfermagem em Saúde do Homem
37) Enfermagem em Saúde do Idoso
38) Enfermagem em Saúde do Trabalhador;
39) Enfermagem em Saúde Indígena;
40) Enfermagem em Saúde Mental;
41) Enfermagem em Sexologia Humana;
42) Enfermagem em Sistematização da Assistência da Enfermagem-SAE;
43) Enfermagem em Terapia Intensiva
44) Enfermagem em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica;

45) Enfermagem em Traumato-ortopedia;
46) Enfermagem em Urgência e Emergência;
47) Enfermagem em Urologia;
48) Enfermagem em Vigilância;
49) Enfermagem Nuclear;
50) Direito Sanitário
51) Economia da Saúde
52) Enfermagem em Auditoria
53) Enfermagem em Gerenciamento 1 Gestão
54) Enfermagem em Informática em Saúde
55) Políticas Públicas
56) Bioética
57) Educação em Enfermagem
58) Educação Permanente e Continuada em Saúde
59) Enfermagem
60) Enfermagem em Pesquisa Clínica
61) Ética
62) Bases Epistemológicas e Filosóficas da Enfermagem

Portanto, são inúmeras possibilidades de atuação para o profissional de enfermagem e para isso, deve ocorrer uma formação profissional de qualidade buscando o desenvolvimento integral com articulação teórica e prática.

campus de atuação

Objetivo geral do Curso

Formar profissionais de Enfermagem éticos e competentes capacitados nas diversas áreas de atuação contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional, o bem-estar e qualidade de vida de seus cidadãos, proporcionando sólida formação geral, humanística, axiológica, crítica e reflexiva, capaz de impulsionar, no âmbito das competências técnicas e habilidades específicas, o desenvolvimento de ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em âmbito individual quanto coletivo nas instâncias do Sistema Único de Saúde, com foco no bem estar de todos assegurando a formação de profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos e comunidade desenvolvendo a profissão com ciência e criticidade por meio do aprendizado contínuo da sua formação teórico-prática.

Objetivo geral do curso

Objetivo Específicos

Qualificar a formação do Enfermeiro, a partir da pesquisa e extensão universitária ambas integradas às necessidades e demandas da população na construção de um ator crítico-reflexivo sobre seu processo de trabalho e seu papel na sociedade;
● Propiciar situações concretas e simbólicas para efetivar o processo ensino e aprendizagem para uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para o exercício dos papeis sociais do Enfermeiro.
● Desenvolver ações direcionadas para o indivíduo, a família, os diversos grupos e a comunidade em todos os níveis de atenção à saúde, dentro do contexto local.
● Resolver situações relacionadas à capacidade técnica, tomada de decisões, flexibilidade de posturas e iniciativa, mantendo a harmonia nas relações e a busca permanente do conhecimento.
● Capacitar o graduando para realizar ações de forma integrada, sempre levando em consideração os princípios éticos e doutrinários do Sistema Único de Saúde em todas as situações.
● Reconhecer as áreas de sua competência e da equipe de Enfermagem no contexto em que se encontre inserido, administrando e gerenciando a força de trabalho e os recursos materiais acessíveis para construir soluções ou caminhos que favoreçam os serviços de qualidade.

Conhecer as competências específicas do Enfermeiro necessárias ao cumprimento de seus papeis tanto no âmbito técnico e científico, socioeducativo, ético e político, percebendo a necessidade de educação permanente.
● Incorporar sempre novas habilidades na construção de elementos eficientes do processo de trabalho da Enfermagem, através do Conhecimento em benefício da arte de cuidar, contribuindo para sua aprendizagem e da equipe, procurando na Ciência o aperfeiçoamento constante.
● Possibilitar aos estudantes conhecer as áreas prioritárias de formação segundo quadro epidemiológico, necessidades da população e princípios do SUS, evidenciando a contribuição do enfermeiro para o enfrentamento dos desafios que se apresentam.
● Capacitar o egresso para atuar em todas as fases do exercício profissional em atendimento às demandas da sociedade, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, com uma visão humanística e de respeito;
● Desenvolver o pensamento crítico e reflexivo do graduando com estratégias e metodologias que o aproxima da realidade com foco no cuidado contínuo, conhecendo suas atribuições no contexto da equipe multiprofissional.

Objetivos específicos

Perfil do Egresso

O egresso do Curso Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Ieducare – FIED será um Enfermeiro competente e flexível, que tenha compreensão clara entre sua área de atuação e a integração dos saberes, buscando a interdisciplinaridade da assistência em saúde como ferramenta capaz de desenvolver as competências necessárias para atuação nos diversos espaços de saúde, atuando com espírito inovador e contribuindo para o desenvolvimento da saúde na serra da Ibiapaba e demais regiões.
O profissional egresso deve incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional, da promoção da qualidade de vida e construção de uma vivência na qual a saúde é de vital importância, além disso, deverá entender o processo da relação profissional-paciente como um momento de compreensão do ser humano como um todo, integrado a um determinado contexto sócio-político-cultural e econômico, que articule e dê ênfase aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Bacharelado em Enfermagem, o egresso do Curso de Graduação em Enfermagem terá como objeto o cuidado de enfermagem com foco nas necessidades sociais em saúde, singulares da pessoa ou de coletivos que se encontram sob a atenção e os cuidados de enfermagem, exercendo as atividades nos diferentes níveis de atenção à saúde, tais como promoção da saúde, prevenção de doenças e riscos, tratamentos específicos, redução de danos e agravos, recuperação de doenças, manutenção da saúde e reabilitação, com senso de responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana.
O egresso deverá estar apto a atuar como profissional da equipe de saúde, considerando as competências adquiridas no processo formativo, a autonomia profissional do enfermeiro, a transversalidade e integralidade do conhecimento em ato, na perspectiva da determinação social do processo saúde-doença; para exercer a gestão dos serviços de saúde e de enfermagem e a gerência do cuidado de enfermagem na atenção à saúde; para exercer a profissão, com base no rigor técnico, científico e intelectual, pautado em princípios ético-legais e da bioética; para reconhecer e intervir, em contextos de complexidade, sobre as necessidades de saúde e de doença levando em consideração o perfil epidemiológico e sociodemográfico nacional, com ênfase na sua região de atuação.
Portanto, o egresso do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Ieducare – FIED terá um perfil profissional direcionado para um Enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva, política e qualificada para o exercício de Enfermagem em diferentes níveis de atenção, com base no rigor científico e intelectual, e pautado em princípios éticos e deontológicos da profissão. Atuando ainda com qualidade na produção de saúde em serviços públicos, filantrópicos ou privados, desenvolvendo-se na assistência à saúde, no ensino direcionado à educação em saúde e formação profissional, na pesquisa e na gestão da equipe de enfermagem e dos serviços de saúde.
Logo, o egresso do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Ieducare –FIED irá contribuir decisivamente para o desenvolvimento da saúde e do ensino, criando, propondo e construindo novas tecnologias, sendo agente transformador frente aos desafios globais da Enfermagem e da saúde, com senso crítico, liderança, criatividade, idoneidade moral, comunicação clara e precisa, espírito inovador, rigor metodológico e técnico-científico, voltado à qualidade total dos processos e da segurança do paciente, contemplando conhecimento (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser) na sua atuação profissional.

Perfil do egresso

Competências e Habilidade

Quanto as competências e habilidades a serem desenvolvidas, destacam-se as seguintes, conforme as Diretrizes Curriculares do Curso de Enfermagem:

a) Atenção à Saúde
O egresso de enfermagem da Faculdade Ieducare – FIED, estará apto a:
- Desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
- Realizar de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, com capacidade de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.
- Desenvolver a profissão seguindo o padrão de qualidade e os princípios da ética e bioética com foco na assistência integral e resolutiva para além da técnica, mas buscando a resolução do problema de saúde seguindo a ciência.
b) Comunicação
- O egresso de Enfermagem da Faculdade Ieducare – FIED deverá manter a confidencialidade das informações, ser acessível, ter uma comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura, e ter o domínio de uma língua estrangeira e das tecnologias básicas de comunicação e informação.
c) Tomada de decisões
- O egresso de enfermagem da Faculdade Ieducare – FIED deve ser capaz de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Saber decidir as condutas mais adequadas, com práticas baseadas em evidências científicas.
d) Liderança
- O egresso de enfermagem da Faculdade Ieducare – FIED deverá estar apto para assumir posições de liderança, tendo em vista o bem-estar comum, da comunidade alvo de suas ações, comprometendo-se com as ações da equipe, as suas próprias e com o seu resultado, procurando a empatia nas relações com a equipe atendendo o aspecto da comunicação e do gerenciamento eficaz.
e) Administração e gerenciamento:

O egresso de enfermagem da Faculdade Ieducare – FIED Deverá estar apto a gerenciar e administrar a força de trabalho bem como os recursos físicos e materiais e de informação, serem empreendedores e gestores e atuar como líderes nas suas equipes de saúde.
f) Educação permanente
- O egresso de enfermagem da Faculdade Ieducare – FIED deverá ter comprometimento com a sua educação e aprendizagem permanente e com o treinamento dos futuros profissionais, proporcionando condições para estimular e desenvolver a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação entre profissionais e serviços em diferentes níveis por meio de redes nacionais e internacionais.

competencias e habilidades
bottom of page