top of page
s3.png

Educação Física

Bacharelado

Conheça a Educação Física

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer.

Conheça a Educação Física

As áreas de atuação do Profissional

As áreas de atuação do Profissional

O Profissional de Educação Física poderá atuar na docência, na educação, na promoção da saúde, no treinamento e na preparação física das diversas modalidades desportivas, na prescrição e orientação de exercícios físicos, na avaliação física, na recreação e na gestão em educação física e desportos. trabalhar em instituições de educação públicas e privadas, academias, centros de lazer, instituições e órgãos de saúde, clubes, centros de treinamento desportivo, instituições de administração e prática desportiva pública ou privada, logradouros públicos, condomínios e outros onde estiverem sendo aplicados exercícios físicos e/ou desportivos.

Objetivo do Curso

O objetivo principal do curso de Educação Física Bacharelado é formar profissionais capacitados para atuar em diversas áreas relacionadas à atividade física, esportes e saúde. Desenvolver conhecimentos técnicos e científicos: O curso de Educação Física Bacharelado deve fornecer conhecimentos técnicos e científicos relevantes para o mercado de trabalho, de forma a preparar os estudantes para enfrentar os desafios e oportunidades da profissão. O curso de Educação Física Bacharelado deve estimular a pesquisa e a produção científica entre os estudantes e professores, de forma a contribuir para o desenvolvimento da área e para a produção de conhecimentos relevantes para a sociedade.A Educação Física Bacharelado deve promover a interdisciplinaridade, ou seja, o diálogo com outras áreas do conhecimento, tais como biologia, fisiologia, psicologia, pedagogia, entre outras, de forma a ampliar o campo de atuação dos profissionais formados pelo curso. O curso de Educação Física Bacharelado deve contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar da população, através da formação de profissionais que possam atuar em programas de atividade física, prevenção de doenças e promoção de estilos de vida saudáveis.

Objetivo do Curso

Estude Educação Física na FIED

Aqui você se prepara para atuar no mercado que mais cresce nos últimos anos, em razão do crescente interesse por melhoria da qualidade de vida e da saúde, com campo de trabalho extenso e diversificado. Como bacharel em Educação Física, você estará apto a atuar em diversos segmentos da organização social, assim como na orientação para o desenvolvimento de atividades físicas e/ou recreação em hospitais, hotéis, programas para a terceira idade, programas de educação física adaptada, programas de atividades físicas e de lazer, programas de ginástica laboral em empresas e indústrias, organização e arbitragem de torneios esportivos, personal training, consultoria e prestação de serviços a órgãos públicos, assessorias esportivas, empreendimentos particulares e meios de comunicação de massa.

Estude Educação Física na FIED

Sobre o Curso

O curso de graduação em Educação Física deverá articular a formação inicial e continuada, tendo como premissa a autonomia do(a) graduando(a) para o contínuo aperfeiçoamento, mediante diversas formas de aprendizado.

Dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades, sensibilidade e atitudes requerida do egresso para o futuro exercício profissional, a formação do graduado em Educação Física terá ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura, e desdobrar-se-á em duas etapas, conforme descrição a seguir:

I - Etapa Comum - Núcleo de estudos da formação geral, identificador da área de Educação Física, a ser desenvolvido em 1.600 (mil e seiscentas) horas referenciais, comum a ambas as formações. (1º ao 4º semestre).

II - Etapa Específica - Formação específica a ser desenvolvida em 1.600 (mil e seiscentas) horas referenciais, na qual os graduandos terão acesso a conhecimentos específicos do bacharelado (5º ao 8º semestre)

Sobre o Curso

Estrutura

O curso de Educação Física oferece espaços privilegiados para a prática acadêmica:

  • Quadra

  • Complexo aquático

  • Laboratórios

  • Sala de Habilidades

  • Sala de Dança

  • Sala de Lutas

Estrutura

Pesquisa e Extensão

Aqui, você estuda no curso com o envolvimento em projetos sociais de extensão como campo de formação dos alunos. Podemos destacar o Projeto Nadar (Iniciação esportiva na natação para jovens e adultos). Clínica Escola.

Pesquisa e Extensão

Estágios Curriculares

O aluno do curso de Educação Física possui a oportunidade de estágios curriculares através das diversas parcerias que a Instituição possui com empresas públicas e privadas, nos mais distintos segmentos de sua carreira profissional.

Estágios Curriculares
bottom of page