top of page
5Prancheta 5Paanfleto Digital.png

Nossas Conquistas

5 ANOS CURSO DE DIREITO FIED

2019

2019

Aprovações na OAB

Alunos da primeira turma são aprovados no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. 66% dos alunos que foram para segunda fase, foram aprovados.

2º Lugar na Olimpíada Cearense  de Direito Eleitoral

A I Olimpíada de Direito Eleitoral da OAB-CE ocorreu no final de 2019, em Fortaleza. O evento foi realizado pela Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE e teve como homenageado o Desembargador Dr. Castelo Branco Camurça. O evento consistiu numa competição universitária de conteúdo eleitoralista, baseado em bibliografia especializada.

A 1ª fase consistiu na produção de Memoriais, sendo aprovadas 05 equipes.

A 2ª fase foi a de arguição oral, realizada no plenário da OAB-CE, sendo aprovadas 03 equipes, a saber: a Equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a Equipe Ibiapaba (composta por acadêmicos da Fied e Chrisfapi) e a Equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC), de Fortaleza.

A grande final (3ª fase) foi a de Sustentação Oral no plenário do Tribunal Regional Eleitoral.

A Equipe Ibiapaba, de Tianguá-CE, contou com os seguintes componentes: Matheus Urias; Andrielly de Almeida; Abmael Cunha e Inácio Vasconcelos.

Na final, dois estudantes de cada equipe fizeram a Sustentação Oral. A Equipe Ibiapaba foi representada por Matheus Urias e Andrielly Almeida, que defenderam teses opostas. Bastante elogiada, a Equipe Ibiapaba ganhou a medalha de prata, 2º lugar da competição.


A Equipe Ibiapaba, 2ª colocada, vai receber uma visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), serão recebidos pelo presidente do TRE, Desembargador Haroldo Máximo, e ganharam livros com a temática de Direito Eleitoral constantes da Bibliografia, doados pela Editora Íthala.

“Foi uma honra participar da Equipe Ibiapaba. Fizemos o nosso papel, assim como as demais equipes. Saímos em 2º lugar e estamos muito felizes.”. – disse Inácio Vasconcelos.


“Somos eternamente gratos por este momento singular em nossa vida acadêmica!” – exclamou Andrielly de Almeida.

 

“Foi um grande prazer promover a 1ª Olimpíada Cearense de Direito Eleitoral. Jovens acadêmicos de direito deram uma verdadeira aula de competência e desenvoltura nas arguições e sustentações orais.” – disse o Dr. Fernandes Neto, renomado Advogado do ramo do Direito Eleitoral.

2019

Núcleo de Práticas Júridicas

npj.png

O NPJ/FIED foi instalado em agosto de 2019 com a missão de tornar-se centro de referência em resolução consensual de conflitos, forte nas normas fundamentais do Código de Processo Civil de 2015, e considerando uma realidade de morosidade na resolução dos conflitos pelo Judiciário.

O(a) aluno(a) realiza, sob a supervisão dos professores, atendimentos à população, nos termos do Convênio firmado com a Defensoria Pública do Estado do Ceará e com a FIED, participa de sessões de mediação e conciliação, elabora termos de acordo, assim como petições iniciais diante da ausência de êxito na resolução consensual da demanda.

As petições são revisadas e corrigidas pelo professor e, posteriormente, pela Defensoria Pública.

Em pouco tempo de funcionamento, o NPJ/FIED avança em passos largos na realização de seus objetivos. Em torno de 80% dos atendimentos realizados pelo NPJ redundaram na celebração de acordos entre as partes envolvidas, proporcionando solução célere e efetiva dos conflitos.

2020

Extensão Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania

sejuscAtivo 1.png

Em 2020, o Curso de Direito da FIED celebrou convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para receber a extensão do CEJUSC, que são os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, no Núcleo de Práticas Jurídicas da FIED criado em 2019.

ocdeAtivo 1.png
oab-logo-1.png
bottom of page