Metodologia

NOSSA METODOLOGIA

Os cursos a distâncias se diferem bastante dos cursos presenciais no que diz respeito à metodologia de ensino pelo fato de que no caso do EAD, os alunos não estão presentes no mesmo ambiente do professor, nem tampouco no mesmo momento.

Essas limitações exigem da instituição a preparação de um conjunto de metodologias que traga ao aluno EAD as mesmas condições de aprendizado dos alunos presenciais. No caso dos cursos a distância da Faculdade Ieducare, a estrutura metodológica foi concebida a partir de alguns pilares do Ensino por Competência, nos conceitos de Metodologias Ativas, na Aprendizagem Colaborativa, no Ensino Problematizado e Contextualizado. Vamos explicar o que cada metodologia significa:

Ensino por Competência: tem como característica a busca pelo desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes próprias para a área de formação do aluno. Isso significa que as disciplinas são estruturadas visando o desenvolvimento de proeficiências (habilidades) necessárias para o pleno exercício da sua vida profissional fora de sala de aula. Isso significa que você como aluno do EAD da Ieducare será sempre motivado a desenvolver competências necessárias para ser um bom professor, administrador, contador, etc.

Metodologias Ativas: são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes para que ele seja protagonista de sua aprendizagem. Nessa abordagem, o aluno deixa de ser somente um ser passivo para se tornar um agente ativo do seu próprio progresso de aprendizagem. Na prática, isso significa que o aluno EAD da Ieducare estará sempre produzindo atividades que permita uma efetiva vivência com o conteúdo estudado, enfatizando a importância da experiência para o aprendizado, de modo que a vivência traga a eficiência do que chamamos de aprender na prática.

Aprendizagem Colaborativa: Já dizia o ditado que duas cabeças pensam melhor que uma. É com essa filosofia que a metodologia do EAD da Faculdade Ieducare - FIES promove a interação dos alunos dentro da plataforma de ensino, por meio de ferramenta de troca de mensagens, como fóruns, de forma a potencializar o ambiente social das turmas, de forma que cada membro possa contribuir com seu conhecimento em prol do conhecimento geral.

Ensino Problematizado: Muitos alunos que fazem cursos de graduação reclamam dos conteúdos que aprendem pois a maioria não sabe exatamente como, quando e em que situações utilizá-los. A problematização do ensino significa criar para o aluno situações problemas, próximas do que ele vai encontrar no mundo real da sua profissão, de forma a instigá-lo a criar soluções a partir dos conteúdos aprendidos. Essa inversão da lógica do aprendizado traz para o aluno mais significância com relação ao conteúdo aprendido, potencializando seus resultados na vida real.

Ensino Contextualizado: é todo conhecimento que parte do contexto social e cultural dos alunos, valorizando suas vivências pessoais, familiares e profissionais para incentivar a resolução de problemas e situações reais similares aos que serão vivenciados na atuação profissional. Assim, os conteúdos e atividades propostas nos cursos EAD da Faculdade Ieducare - FIED parte do princípio da realidade regional do ambiente que cercam os alunos.

Acerca da aplicação das metodologias propostas no âmbito do curso, as metodologias descritas anteriormente serão aplicadas de acordo com cada situação ou objetivo. 

Com relação à aprendizagem contextualizada, encontramos a sua aplicação nos vídeos desenvolvidos pelos professores das disciplinas. A citação de exemplos e cases nas videoaulas contribuem para o melhor entendimento do aluno acerca do conteúdo, pois em geral são situações bastante conhecidas dos mesmos. O Ensino Problematizado, por sua vez, é amplamente utilizado na atividade Tarefa, pois sua principal característica é a de exigir do aluno a produção e entrega de um trabalho prático, que em alguns casos é fruto de uma situação-problema. Para exemplificar, o aluno poderá ser colocado numa situação de elaborar um planejamento de uma aula para pessoas com necessidades especiais, ou então preparar um projeto pedagógico de um curso. O ponto de partida também é a proposição do professor, que parte de uma situação contextualizada e solicita a intervenção do aluno. Este, por sua vez, compreende o problema e elabora o seu trabalho como forma de resposta ao questionamento.

Em se tratando de Aprendizagem Colaborativa, não existe recurso mais adequado para o desenvolvimento desta metodologia como o Fórum. A partir de uma colocação inicial do professor, sucede-se uma série de debates entre os alunos e tutores da disciplina onde os atores aprendem entre si. No caso específico do ambiente virtual do curso de pedagogia EAD o aluno participa do Fórum respondendo primeiramente a pergunta do professor, mas também respondendo pelo menos duas postagens de colegas. Essa estratégia garante maior interatividade e colaboração.

Quanto à aplicação do Ensino por Competência, este princípio está impregnado em todas as ações, recursos e disciplinas do curso. Para exemplificar, uma atividade que é proposta para o aluno possui no seu escopo as competências que se pretende desenvolver, que por sua vez estão alinhadas com as competências que são pretendidas na disciplina, que por sua vez estão alinhadas as competências gerais do curso.

 

Recursos pedagógicos

Na FIED EAD você dispõe de diversos recursos para lhe auxiliar na sua jornada de aprendizado! 

- Biblioteca Digital

A Biblioteca Digital é um recurso virtual de imensa importância no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que disponibiliza para os alunos a oportunidade de consultar diversas fontes de pesquisa, de forma acessível, não se limitando ao espaço físico de uma biblioteca. Nesse sentido, os professores estimulam a leitura dos livros por meio de uma prática denominada “Aprofundamento”. A Biblioteca Digital está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e conta com um plano de contingência contra queda no acesso, conforme documentação disponível.

 

- Slides Interativos

 

Esse recurso inovador está também disponível no AVA, em formato de arquivos SCORMS (Shareable Content Object Reference Model). Tecnicamente falando, um pacote SCORM é um arquivo XML que contém todas as informações para iniciar e apresentar conteúdos interativos. Pedagogicamente falando, a tecnologia SCORM possibilita que o aluno navegue pelas aulas da disciplina, clicando em links e botões que o levam a novas janelas, oportunizando uma compreensão mais abrangente do assunto abordado.

 

- Webaulas

 

O vídeo promoveu uma ruptura nos processos educacionais pautados apenas nas linguagens verbal e escrita. Como recurso na EaD, o vídeo é um elemento essencial, sendo uma forma diferenciada de expor o conteúdo. Os professores do curso elaboram os roteiros e realizam gravações em estúdio, de forma a apresentar os conteúdos da disciplina.

 

- Questionário

 

Ao final de cada disciplina um questionário com perguntas objetivas sobre o conteúdo estudado é proposto. Este questionário serve para melhorar a fixação de conteúdo. De forma interativa, o aluno responderá várias questões e ao final submete as respostas no AVA. Em seguida, um feedback é fornecido, informando ao aluno não só as questões corretas, mas também as justificativas das questões em que ele não acertou.

 

-Tarefa

 

Atividade de cunho mais prático, a tarefa leva os alunos a desenvolverem relatórios, pareceres, planos, dentre outros. Das atividades propostas, a Tarefa é a que explora melhor a prática no curso, uma vez que a proposta é que o aluno vá à campo e produza um resultado concreto, fruto de um processo de investigação, análise e, em alguns casos, até de intervenção. Além disso, na atividade Tarefa, as competências são exploradas de forma contextualizada e com significância para o aluno, uma vez que ele percebe a aplicabilidade dos conceitos aprendidos no campo de atuação do aluno. Esses aspectos tornam essa atividade inovadora e com comprovados resultados exitosos.

 

-Fórum

 

Esta ferramenta possibilita o debate entre os alunos e entre eles e o tutor, sendo a base para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa na disciplina. Cada unidade temática haverá um fórum de participação, envolvendo o assunto abordado. A partir daí, os alunos serão estimulados a responderem ao questionamento inicial proposto pelo professor e também a comentarem as respostas dos colegas.
 

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