SOBRE O EAD

O que é Educação a Distância

A Educação a Distância, EaD, não é algo tão novo assim, pois ela remonta aos tempos bíblicos, quando os homens recebiam as mensagens divinas e assim teriam que segui-lás. Sem desconsiderar a importância destas passagens, foi somente em 1728, na cidade de Boston, Estados Unidos, que um professor chamado Caleb Philipps enviava por correspondência materiais de ensino e tutoria. 

Ano após ano, a Educação a Distância vem evoluindo de forma consistente, tanto que em 2013, somente no Brasil, 1,5 milhões de pessoas estão matriculadas em cursos de EaD. Apesar de não ser tão nova assim, a Educação a Distância, com a utilização de Tecnologias da Informação, como é o caso da Internet, é mais recente e data do ano de 1994. A impulsão da EaD em nosso país pode ser atribuída a pelo menos dois fatores: 

  • O primeiro, como parte do movimento de luta pela democratização do ensino. Há um grito forte e uma luta contínua para que o direito constitucional à educação se concretize para milhões de brasileiros excluídos deste bem social historicamente conquistado. E a modalidade a distância vem se afirmando como uma das possibilidades para que isto se realize; e

  • O segundo fator pode ser atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação. Essas tecnologias realizaram avanços, e algumas delas, em certo sentido, se “popularizaram”, permitindo às pessoas ultrapassar as distâncias geográficas e se aproximar cada vez mais.

 Assim, está ocorrendo uma espécie de rompimento do conceito de distância. A educação está mais próxima para uma parcela cada vez maior da sociedade (não está mais distante - “a distância”). As tecnologias da comunicação permitem o diálogo e a interação entre pessoas, em tempo real, como o telefone, o bate-papo, a vídeo e a web conferência, tornando sem sentido falar em “distância” no campo da comunicação. Por isso, podemos falar em Educação sem Distâncias! Não somente porque é possível ser realizada, como ser uma bandeira de luta a ser levada adiante, para as próximas décadas, por nós; educadores! 

Nesse contexto, você deve exercitar a autonomia e independência dos seus alunos, no sentido de desenvolver neles a capacidade do aprendizado: individualizado como em grupos. Lembe-se: Os bons resultados de um aluno que opta por cursos a distância dependem, sobretudo, da sua adaptação a novas metodologias utilizadas nessa modalidade e forma de conduta dos seus tutores. A autodisciplina e a seriedade com as quais você se dedicará ao curso a distância são fundamentais para o sucesso nessa nova empreitada. 

A EaD se caracteriza pela flexibilidade com relação ao seu espaço e ao seu tempo disponível para estudar. A metodologia adotada respeita o ritmo de vida do aluno, sem prejuízo à qualidade do ensino. Um curso de graduação a distância é essencialmente diferente do que é concebido em sua modalidade presencial. A principal diferença é que o aluno não tem que estar na sala de aula todo dia e no mesmo horário, assistindo a aula.

 Isso significa que o discente tem liberdade para estudar no local e no horário que lhe for mais conveniente e adequado, escolhendo os conteúdos que esteja disposto a estudar naquele momento.

O crescimento da EAD no Brasil

Conquiste seu diploma

O que esperar de um curso EAD?

O máximo para ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Ao optar por um curso nesta modalidade é imprescindível que você se interesse por novos desafios e tenha consciência de algumas características e atitudes que são necessárias para que obtenha sucesso na sua empreitada como aluno de EAD. Dentre elas, podemos destacar:

 

a) Motivação

Você deve sentir-se sempre desafiado com os conteúdos abordados e, mesmo na ausência de um feedback dinâmico, sentir-se estimulado a buscar novas fontes de conhecimento na biblioteca, em sites na Internet, revistas especializadas, etc. Mas você pode também organizar grupos de estudos com seus colegas. Entre em contato com eles. Caso sinta dificuldades, peça ajuda ao seu tutor para formar esses grupos de estudo. Marque encontros na faculdade, comunique-se pela Internet, junte-se aos colegas que residem próximos a você. Isso fara com que não se sinta sozinho e trará ânimo para continuar seus estudos e realizar as atividades do curso.

 

b) Tempo e Organização 

 

Como em qualquer outra atividade que você se disponha a realizar, estudar a distância também necessita de tempo. Para conciliar todos os seus compromissos é necessária uma organização eficiente da sua agenda diária. Para isso é fundamental delinear um método de estudo, estabelecendo uma rotina adequada às suas necessidades pessoais. Junto com seu tutor, organize seu tempo de estudo dentre as disciplinas que estiver cursando no módulo. Projetamos uma necessidade mínima de 1 hora por dia de dedicação a cada disciplina, mas que você precisa complementar com estudos e pesquisas.

 

c) Ambiente Físico 

 

Outra dica importante é quanto ao ambiente físico que você reserva na sua casa ou no trabalho para dedicar-se aos estudos. Esforce-se para que nada desvie seu foco e sua atenção nos momentos dessa aprendizagem. Tire a televisão de perto do local em que estuda, desligue o telefone celular, não perca tempo e atenção ou ficando on-line em programas de bate-papo ou em qualquer tipo de rede social. Avise aos seus familiares que o horário determinado por você para os estudos é sagrado e que ninguém deve ficar tirando o seu foco dos estudos. Isso tudo é imprescindível para que tenha sucesso em uma disciplina a distância. Lembre-se: mesmo em casa ou no trabalho, você precisa dedicar-se para a faculdade, de forma semelhante a uma disciplina presencial. Obviamente que o tempo dedicado aos estudos no ambiente de trabalho deverá ser realizado nos seus momentos de folga ou de acordo com o que você acertar com a sua chefia.

 

d) Disciplina, Responsabilidade e Maturidade

 

Em uma disciplina à distância você é quem garante o seu aprendizado. Por isso, estudar a distância exige disciplina e maturidade para avaliar o andamento dos estudos, o nível do aprendizado.  Apesar de ter acompanhamento de um professor, de existirem exercícios de auto avaliação nos materiais didáticos disponíveis no ambiente virtual e das avaliações presenciais periódicas, você precisa se apropriar do conhecimento e saber quando pode e deve passar para o assunto seguinte. Não se recomenda que avance na matéria sem ter certeza de que já tem a dominação do conteúdo anterior.

e) Autonomia 

 

Além de tudo já exposto acima, tenha em mente que quanto mais você se dedica aos estudos, mais terá capacidade profissional e conhecimento teórico para enfrentar as adversidades da vida profissional na área de atuação do seu curso. Dedique-se ao

A validade do diploma de um curso EAD

Ao concluir um curso de graduação em uma instituição de ensino, o que comprova que você foi aprovado e recebeu o título de tecnólogo ou bacharel – de acordo com a categoria do curso – é o diploma. ... Como o EAD também é reconhecido pelo MEC, não há diferença nos diplomas emitidos pelos cursos presenciais ou a distância.

Mitos e verdades sobre EAD

PODEMOS AJUDAR?

Rua Conselheiro João Lourenço, 406 Centro - Tianguá - CE

Central de atendimento

(88) 9 9369 6846   |   (88) 9 9373 6071   |   (88) 3671 1720

logo FIED EAD B.png
  • White Facebook Icon

© 2016 Departamento de Marketing IEducare . Criado com Wix.com